quarta-feira, 16 de março de 2011

Berne

Berne
Berne ou dermatobiose é uma infecção produzida por um estágio larval[1] da mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca-varejeira[2], que infecta diversos animais, principalmente bois.

Tratamento

No caso de hospedeiro humano, a remoção da larva baseia-se em impedir a respiração da larva (por exemplo, com vaselina sólida ou com a colagem de esparadrapo na área do nódulo) e fazer a sua retirada cirúrgica. O berne deve ser morto antes de ser removido.[3] Após, normalmente são procedidas a aplicação de éter iodoformado e a cobertura da lesão. É indicado o uso de vacina antitetânica.
A extração do verme hospedeiro pode ser feita de várias formas, entre elas a asfixia do parasita, cortando o acesso de oxigênio. É comum o uso de um plástico sobre o local em que se encontra a erosão causada pelo parasita, assim, uma vez coberto o local, a larva projeta sua cabeça para fora da pele do hospedeiro em busca de oxigênio, facilitando assim a detecção e remoção da larva.
Em animais, é recomendado o uso de antiparasitário, para facilitar a extração mecânica.

Cuidados
Ao notar a presença de tal parasita no corpo de um animal ou de uma pessoa, existem alguns cuidados a serem tomados. É fundamental a procura de ajuda médica para a remoção da larva; caso, em uma tentativa caseira de remoção, o parasita acabe por não ser totalmente removido, é provável a ocorrência de complicações (infecções, por exemplo).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Berne

2 comentários:

leonel disse...

Preciso comprar eter iodoformado a 5% onde consigo?
Tenho um cão e stá cpm uma ferida e necessito do mesmos. já usei uma pomada a base de iodoformio e obteve uma pequena melhora.
Aguardo
Leonel
rramos939@hotmail.com

Joao Batista Gaburri disse...

Leonel. Boa noite . Sou o proprietário do blog rottweilerumcaopanheiro. Primeiramente afirmo que não sou veterinário. As matérias que estão em meu blog são matérias autorizadas por email, arquivados em uma pasta em meu e-mail. Segundo a sua pergunta sobre o eter iodoformado, eu consultei no google para tentar te ajudar mas não achei nenhum site . Quando acontecia em meus cães eu usava a pomada de vaselina e tampava o buraco. Com isso o berne fica sem respirar e ele próprio resolve sair . Se voce me perguntar se é nojento , eu diria que sim , mas eu mesmo tirava. Puxava com uma licate de ponta fina e pronto . Apos eé só passar um remédio em cima pra proteger e cicatrizar o buraquinho que fica. Pode usar um antiparasitário que se encontra em qualquer agropecuaria. Caso a situação esteja grave leve ao veterinário e ele resolverá seu problema . Obrigado por entrar em contato . JB