quarta-feira, 16 de março de 2011

Os Mandamentos de Agiliteiros

Os Mandamentos de Agiliteiros

· Fazer de cada treino, match ou prova um momento especial para mim e meu cão.

· Sempre respeitar as outras duplas como a mim mesmo, evitando a deslealdade e as agressões nos meus atos e nas minhas palavras.

· Não privar meu cão de suas refeições ou de suas necessidades básicas visando melhores resultados nos treinos ou nas provas.

· Aquecer e alongar o meu cão antes de cada treino ou prova, diminuindo, com isso, os riscos de contusões.

· Não usar de artifícios ou de métodos que possam ferir ou causar dor ao meu cão para obter resultados, preservando em primeiro lugar sua saúde e alegria em praticar agility.

· Respeitar as condições físicas, psicológicas e os limites próprios da raça do meu cão.

· Não possuir um cão como objeto para satisfação do meu ego, mas sim como um parceiro e amigo, para prática de um esporte onde o objetivo principal é a diversão e o bem-estar.
· Não desamparar meu cão quando ele deixar de praticar agility, mantendo-o em minha companhia.
· Aceitar a natureza do meu cão, não o castigando quando prevalecerem seus instintos e não esperando dele mais do que ele é capaz de fazer.
· Aceitar com dignidade a derrota, admitindo que se a dupla não foi bem, não foi o cão que errou e sim eu que não tive paciência, capacidade e tranqüilidade para treiná-lo e conduzí-lo corretamente.
· Reconhecer o trabalho do meu cão, seja qual for o resultado, agradando-o muito ao término de cada exercício ou percurso, pois não sei se ele está ali porque ele gosta ou se porque eu gosto e ele gosta de mim.
· Dar segurança ao meu cão em treinos e provas, mostrando claramente o que eu espero que ele faça e qual o percurso a seguir.
· Ajudar o meu cão nos treinos, sempre com reforços positivos, não usando de outros métodos sob a alegação da competitividade, para ocultar minha incapacidade em buscar alternativas para resolver meus problemas de treino e condução.
· Entender que os títulos são conseqüência e não um fim a ser alcançado a qualquer preço.
· Ao divulgar o título alcançado, citar sempre o nome do meu cão, pois no agility para se conquistar um título, é necessário uma dupla.

Nenhum comentário: