Nossa garota

Nossa garota

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cão morto no afeganistão é repatriado ao lado de soldado britânico

Cão morto no afeganistão é repatriado ao lado de soldado britânico

DE SÃO PAULO

O cão farejador Theo --que morreu servindo o Exército britânico no Afeganistão-- teve seus restos mortais enviados para o Reino Unido ao lado do corpo do cabo escocês Liam Tasker, 26. Ambos eram "parceiros" em operações militares, nas quais o cachorro, de raça springer spaniel, atuava identificando explosivos.
Liam e Theo -- que morreram no mesmo dia, 1º de março, durante um confronto com insurgentes na Província de Helmand-- foram homenageados em uma cerimônia de repatriação. O militar morrer no momento do ataque, e Theo morreu horas mais tarde em uma base militar, após sofrer um ataque cardíaco.
Um avião militar Hercules levando o corpo de Tasker e as cinzas de Theo chegou a uma base aérea no sudoeste da Inglaterra nesta quinta-feira. Um cortejo de veículos pretos seguiu o caixão e os restos mortais, que foram saudados por treinadores de cachorros do Exército, ao lado dos respectivos animais.
De acordo com o ministério britânico da Defesa, as cinzas de Theo serão dadas à família do cabo.
Tasker, que era de Kirkcaldy, na Escócia, passou seis anos trabalhando como mecânico do Exército até se integrar à unidade que trabalha com cães, em 2007.
"Eu amo meu trabalho e trabalhar ao lado de Theo", disse Tasker em um perfil publicado pelo ministério da Defesa antes das mortes. "Ele é ótimo e nunca se cansa", disse ele sobre o cão fiel.
O cabo e o cachorro, que tinha 22 meses, estavam trabalhando no Afeganistão durante seis meses, descobrindo bombas e armas escondidas.
O animal desempenhava bem seu papel e havia sido elogiado recentemente pelo ministério por ter descoberto bombas e armas escondidas em 14 ocasiões durante apenas cinco meses --um recorde para um cão farejador.
Tasker foi o 358º militar britânico a morrer no conflito do Afeganistão desde o início do conflito, em 2001. Seis cães foram mortos durante missões britânicas no Iraque e Afeganistão.

Fonte da Notícia: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/03/10/cao-morto-no-afeganistao-e-repatriado-ao-lado-de-soldado-britanico.jhtm

Nenhum comentário: