Nossa garota

Nossa garota

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CUIDADOS COM A CADELA NO CIO

Cuidados com a cadela no cio

Descubra quando ocorre o cio, quanto tempo dura e o que fazer durante este período para manter sua cadela saudável

Quando escolhemos o sexo do nosso pet, temos que sempre colocar muitas coisas na balança, pois ambos os sexos exigem alguns cuidados. As fêmeas, por exemplo, passam pelo cio, que nada mais é do que o momento em que a cadela estará pronta para o acasalamento.
O cio, normalmente, inicia-se na vida de uma cadela a partir dos 6 meses de idade, podendo vir a primeira vez até os 2 anos de idade. Isso varia de acordo com o porte do animal, por exemplo: quanto menor é o porte, antes começará o cio. Para os cães de porte pequeno, é entre os 6 e 10 meses de idade, e nos animais de maior porte, por volta de 1 ano de idade.
Esse período em que a cadela aceita o macho para o acasalamento acontece duas vezes no ano, de 6 em 6 meses, durando entre 6 e 30 dias.

Como identificar o cio?

Você poderá perceber que a sua cadela entrou no cio quando perceber alguns sintomas, como aumento na frequência da urina, vulva edemaciada, sangramento e um comportamento mais carinhoso por parte da cadela.

Cuidados

Em primeiro lugar, esse alerta vai, principalmente, para os tutores que têm o costume de deixar os cães saírem para a rua para dar uma “voltinha”. Esse hábito, além de ser perigoso para o cão – risco de perder-se ou atropelamento, por exemplo – pode, no caso da fêmea, acabar trazendo uma gestação indesejada.
Mantendo-a em casa, você ainda vai prevenir a transmissão de parasitas, contágio de DST, e controlar a superlotação de cães de rua, trazendo benefícios para todos. Se você deixá-la no jardim da frente, isso atrairá os cães machos da rua para o seu portão, pois ela solta um aroma característico atrativo para os machos.

Anticoncepcional x castração

Muita gente procura como alternativa para a castração os anticoncepcionais caninos. Estes, no entanto, não são nem um pouco recomendados, pois pode trazer muitos problemas de saúde sérios que podem, inclusive, causar a morte da cadela.
O ideal é castrar o animal, pois assim você irá prevenir todos os problemas da gestação, e a pseudociese, que é quando a fêmea apresenta gravidez psicológica. É importante fazer acompanhamento médico para que não seja feita nenhuma medicação sem orientação.
As cadelas que são castradas antes do primeiro cio têm tendência a viver uma vida mais longa e com menos riscos de saúde e doenças uterinas, ou ainda câncer de mama. Se você não pretende cruzar sua cadela, essa é a melhor opção.
Fonte de pesquisa :http://clubeparacachorros.com.br/adultos/cuidados-com-a-cadela-no-cio/


72 comentários:

Anônimo disse...

olá, boa noite! Em 1º lugar gostaria de parabenizar o blog!! Sou de Portugal e gostaria de colocar uma questão. Tenho uma cadela com 9 meses de idade e já está a ter pela segunda vez sangramento do cio. gostaria de saber se é normal? e de quanto em quanto tempo as cadelas têm o cio?
muito obrigado pela atenção.
Ricardo Loureiro

Joao Batista disse...

SR. Rogerio é um prazer em saber que o Senhor gostou do blog. Bem na realidade como ja diz na matéria o cio varia muito de uma cadela para outra mas acho que o senhor necessita levar em um veterinario e explicar pessoalmente a situação pois de repente talvez seja uma disfunçao no organismo dela que com um simples tratamento regule o ciclo menstrual Caso o senhor nao resolva o problema pode nos procurar novamente que estamos a inteira disposição para podermos ajudar faremos pesquisa oque for . Obrigado mas para finalizar acho que e apenas uma falta de regular o ciclo menstrual da cadela. \obrigado Joao batista Duarte gaburri.

Joao Batista disse...

Sr Rogerio peço desculpas pelo fato de ter comentado em ciclo menstrual na realidade a expressao é Cio . Obrigado. Joao batista

Joao Batista disse...

Sr Rogerio como o blog tem essa funçao em poder ajudar as pessoas tenho uma opiniao de uma veterinaria Dra Andrea Natali : Pode acontecer do cio ser em períodos curtos mas se você acha qué há algo errado com isso, procure um veterinário e peça pra fazer um ultrassom do útero e ovário para ver se as funções estão em ordem. Geralmente o cio é de 6 em 6 meses em média, o que quer dizer que tem fêmeas que ciclam em intervalos menores ou maiores. O período do sangramente é de 12 dias e o pós cio, que é quando ela ovula é de 2 ou 3 dias no máximo, todavia a vulva fica inchada por até 30 dias.

Anônimo disse...

olá adorei o blog e a iniciativa em cria-lo eu tenho um rottweiler de 14 meses e sei como as pessoas tem preconceito com a raça, o que é devido a falta de informação pois eles sao doceis, calmos, amorosos e muito dengosos enfim sou apaixonada pelo meu e quero encontrar uma companheira p ele, então fica ai meu agradecimento pela iniciativa de esclarecer a população que cachorros desta raça não são animais violentos e sanguinarios como mts pensam. obrigada

Joao Batista disse...

"Anonimo" gostaria de agradecer os comentarios sobre o blog , no inicio era apenas uma brincadeira pois adquirir um filhote e resolvi criar para aprender como lidar com ma raça e também mostrar as pessoas que muitas noticias que são publicadas são enfeitadas pela imprensa , não posso generalizar a imprensa pois existem muitos profissionais de grande nome . E hoje o blog sendo visitado por va´rios países me sinto satisfeito e com a obrigação de divulgar todas as materias relacionadas aos rotts e cães em geral . Espero que torne-se um seguidor(a) para podermos cada dia mais defender nossos cães tantos os considerados "agressivos" quanto qualquer raça existente no mundo. Não fique anonimo(a) apresente-se será um grande prazer para nós. Obrigado Joao batista

Anônimo disse...

boa noite, e tenho uma cadela de 09 meses ela entrou no cio sobre o tempo de duração do cio, eu ja li nas postagens anteriores mas eu gostaria de saber se uma cadela, que numca cruzou tem possibilidade de contrair cancer de útero ou ovario... obrigada pela atenção.

mercedes disse...

ahhhhhhhhh esqueci de parabenizar o blog e é sempre bom a gente tirar dúvidas.Parabens mais uma vez.

JOÃO disse...

A anônima que eu preferia na realidade saber o nome mas, enfim o blog tem a função de ajudar e vamos la:Deixo claro sempre que, não sou veterinário apenas tragos materias sobre os rotts pois possuo uma . Segundo pesquisas feitas não há comprovações cientificas que digam que se nao cruzar a cadela terá cancer. Ela pode cruzar e ter o cancer e vice versa. A única forma que tem cem porcento de evitar o cancer é a castração pois voce retira todo aparelho reprodutivo da cadela. Espero ter sido útil e gostaria de convidar para participar do blog Obrigado Joao batista

Mariana (marifmbustamante@hotmail.com) disse...

Sr. Rogério, bom dia. Primeiramente parabéns pelo blog..Meu nome é mariana. Tenho um casal de waimaraner e minha cadela está no cio...acabamos esquecendo de castrá-la antes que essa faze se inicia-se e sei que agora temos que esperar passar...como são cachorros muito grandes e o macho é muito forte (o que está sendo trabalhoso mantê-los separados, já que ele tá desesperado e nos preocupamos principalmente com os latidos e choros do macho incomodando os vizinhos - mas estamos conseguindo) gostaria de saber se existe algum tipo de fralda ou se poderia enfaixar o macho na parte do órgão reprodutor para que eu pudesse deixá-los soltos pela casa sem me preocupar que ele conseguisse cruzar com a minha cadela. É claro que teria que verificar sempre se ele tem vontade de urinar, mas gostaria de saber pela sua experiência se isso é possível...obrigada!

Anônimo disse...

Muito bom o blog,realmente adorei.Gostaria de saber se tem algum produto que posso passar na minha cadela ela esta no cio pela 1 vez ela esta com 7 meses,e gostaria de um produto que inibice o cheiro.obrigada

Dani Yamauti disse...

olá, meu nome é Daniela e minha cachorrinha está no cio. É o primeiro cio. Quando posso castra-la? Gostei muito do seu blog.

joao batista duarte gaburri disse...

Obrigado Dany, por gostar do blog Gostaria de convidá-la a seguir o blog. Mas te informo que assim que o cio de sua cadelinha terminar que deve ser entre 15a 20 dias, procurar um veterinário para ele definir a data melhor . OK? Apareça mais vezes Joao Batista

Anônimo disse...

Ola gostaria de saber se depois da cadela cruzar, ela continua sangrando, ou esse sangramento para, como sei se ela pegou cria....obrigado

joao batista duarte gaburri disse...

Primeiramente bom dia e não sou veterinário. Criei o blog para defender os cães que estão sendo considerados pela sociedade como agressivos e precisam ser exterminados. Não!! Quem precisa de ser educado é o homem que transforma seus animais em máquinas e automaticamente deixam de serem cães. Mas consultei na internet e achei para você anonimo a seguinte resposta:

"1. Não é normal sangrar depois, mas é normal continuar sangrando mesmo após o acasalamento. Você pode não ter percebido o término do sangramento.
2. O tempo de gestação da cadela é de 63 dias ou nove semanas. A evolução dos fetos nessas nove semanas corresponde, mais ou menos, a dos nove meses da mulher.
3. Antes do parto você deve procurar o seu veterinário de confiança e pedir um check-up da cadela e fazer um pré-natal.
4. Na hora e durante o parto não deve fazer absolutamente nada, principalmente NÃO ENTRAR no ambiente do parto para que ela se sinta segura. Essa recomendação vale até 3 dias após o parto. Só vá lá para dar-lhe comida e água. Deixe que ela se encarrega do resto... limpeza do ninho, dos filhotes e dela própria. Após o 3º dia pode entrar, mas não toque nos filhotes, nem para contar quantos machos e quantas fêmeas. Do 4º dia em diante já pode começar a mexer nos filhotes."
5. Essa regra só deve ser desobedecida caso ela tenha algum problema, como a demora de mais de duas horas entre cada nascimento, dor excessiva, convulsões etc.

Desejo-lhe boa sorte! E à cadela também! Pesquisa feita com Etólogo Bruno Tauz

Ana Cristina disse...

Bom dia, adorei o blog, vamos ver se podem me ajudar, pois estou muito aflita.
Tenho uma cadela lhasa apso de dois anos, acontece que ela está no cio, mas está muito chatinha, nem me deixa dormir, latindo, andando de um lado para o outro,se esfregando e lambendo as pernas de todos que me visitam, fazendo besteira, subindo nas camas para fazer xixi, e isso tudo de madrugada, só que no outro dia tenho que trabalhar e aí fica difícil se continuar assim, pois já pensei até em doá-la. Me oriente, por favor.
Ana Cristina

joao batista duarte gaburri disse...

Olá Ana Cristina . Primeiro
Fêmeas também têm TPM e "menstruação", mas o período fértil é inconstante
Quem diria! Tensão pré-menstrual não é um problema que afeta apenas as mulheres. O que pouca gente sabe é que até no mundo animal ocorre algo semelhante e mesmo as cadelas, reconhecidamente seres dóceis e amáveis, passam por momentos de irritação, perda de apetite e apatia, em decorrência do período de ovulação.Inclusive fazem xixi em maior quantidade . Podem ser usadas calcinhas, mas tome cuidado pois as mesmas podem causar uma dermatite . infelizmente cada cadela tem um cio diferente da outra . Uma opção radical é castrá-la porem deve ser em um veterinário responsável . Espero ter conseguido ajudar . Estamos a disposição .Abraços João Batista

Lylian Abreu disse...

Minha cachorrinha Nyna (lhasa apso) entrou no cio pela primeira vez, está passando muito mal, vomitando, sem apetite, só quer ficar deitada, quero ajuda-la, o que devo fazer pra ela melhorar?

Lylian Abreu

João Batista Gaburri disse...

Lylian, obrigado por postar um comentário em nosso blog. primeiramente não sou veterinário. As matérias existentes no blog são matérias autorizadas pelas pessoas ou instituições que autorizaram a publicação. Peço que leve sua cachorrinha o mais rápido ao veterinário para ele diagnosticar o problema . Obrigado João Batista

João Batista Gaburri disse...

Lylian, como está na matéria sobre o cio das cadelas, provavelmente são efeitos do cio, talvez como é a primeira vez ela esteja tendo essas reações,mas não deixe de leva-la ao veterinário e explique a ele os sintomas. Obrigado João Batista

Shirley keley Pereira disse...

Boa noite, em 1º lugar quero te parabenizar pelo blog.
Eu tenho uma cadela da raça rotweiller ela entrou no 3 cio e coloquei ela pra cruzar, eles cruzaram uma vez, tem possibilidade dela esta prenha?
Obrigada

João Batista Gaburri disse...

Olá Shirley, obrigado pelo elogio ao blog. Bem se ela cruzou na data certa ela tem grande chance de estar prenha ou (gravida). O certo é você levá-la ao veterinário que você terá com maior certeza por que nem sempre só por que cruzou quer dizer que está gravida. Se caso estiver, parabéns pode chegar até doze filhotes . Se não estiver não desanime e tente nos próximos cios O certo se vc tem essa finalidade com sua cadela é seguir sempre as regras e não ponha a sua cadela em todos os cios para cruzar. Sempre cruzar uma vez e descansar o outro . Abraços João Batista

fabiana costa disse...

Minha cadela está com três anos e um mês? E entrou no cio duas vezes. Eu dê pra ela anticoncecional. O rapaz do pety falou que eu podia dar no primeiro dia do sangramento. mas agora a pouco mais de uma semana foi aplicado a injeção , mas acho que não funcionou. O que devo fazer? Fabiana Costa.

fabiana costa disse...

Foi ótimo entrar bo blog li sobre coisas interessantes e ja tirei minhas dúvidas sobre o ciclo das cadelas. Muito obrigada!

eleci das Grassas disse...

Olá!!!
Boa noite,
estava tudo pronto para castrar minha cadelinha segunda feira, infelizmente ela entrou no cio hoje. Já li sobre o não castramento nesse periodo,gostaria de saber quais os risco que possa correr caso seja feito a castração nesse periodo?
Gostaria de receber orientação de como adestrá-la em casa, pois na minha cidade não temos adestradores. Parabéns pelo blog, muito interessante e bom.
Obrigada.
Eleci

João Batista Gaburri disse...

Amiga Elessi , obrigado por ter gostado do blog. Espero que volte mais vezes. Bem sempre deixo bem claro que não sou veterinário mas quando surgem dúvidas como as suas eu pesquiso e passo uma pequena informação para o amigo que deixou um comentário. Antes de mais nada procure um veterinário de confiança e converse com eles . Existe risco em castrar na época do cio, mas segundo a pesquisa existem veterinários que fazem mesmo estando no cio """""Castrar a cadela durante o cio
Embora muitos veterinários castrem a cadela mesmo que ela esteja no cio, muitos preferem esperar até que o ciclo termine. A razão para isso é um aumento na possibilidade de hemorragia durante a cirurgia devido ao inchaço dos órgãos reprodutores. É melhor castrar depois de cerca de um mês que o ciclo terminou. Porém, se houver o risco da cadela ficar prenha, os veterinários falam com os donos sobre os prós e contras de castrar durante o ciclo do cio."""". Qualquer coisa estamos à disposição JB

João Batista Gaburri disse...

Eleci, em relação ao adestramento você mesmo com quinze minutos por dia você pode adestrar sua cadelinha
Isso eu falo por que eu tenho um rottweiler e eu consegui arrumar quinze minutos e adestrei minha cadela. A regra funciona para qualquer raça. Mais novos mais fácil o adestramento, mais idade mais tempo de adestramento. Os comando básico senta deita, fica, não com tres a quatro meses vc consegue . Mas lembre-se nunca bata . Adestramento não é ensinar batendo mas premiando ou seja fez certo ganha um elogio, fez errado diga não mas não bata . Se voce puder passar um email para mim gaburri2099@hotmail.com te passarei sites e videos que te ajudarão adestrar sua cadelinha .Fico aguardando mais uma vez obrigado JB

Luana Szebeny disse...

Olá! Sou Luana, adorei seu blog. Tenhos amigos que tem RottWeiler.
- Estou com uma dúvida.
Tenho dois Bull Terrier. A femea entrou no cio dia 03/07 no inicio o sangramento foi pouco, a partir do 12º dia ela começou a sangrar mais. Com 13 dias no Cio fez inseminação, 4 dias de inseminação. Mais hoje, 19/07, ela continua sangrando e cada vez mais vermelho. Não como o inicio apenas uma mancha marrom. Ela está no terceiro Cio. Será que ela pode pegar cria, mesmo sangrando?
Desde já agradeço pela atenção.

Wanderson Gomes disse...

Ola, parabens pelo blog,bastante sucinto e esclarecedor. Tenho uma cadela da raça rotweiller, ela tem 1 ano e 5 meses e ate agora nao teve cio. E alias a uns tres dias notei que a urina dela parecia ter sangue. Mas nao notei diferença em seu orgao genital nem de comportamento. Isso e
normal? Vlw

João Batista Gaburri disse...

Ola Wanderson, é normal a cadela entrar no sexto mês de vida no seu primeiro cio. Existem exceções pode atrasar ou até adiantar mas um tempo pequeno. Existe o caso do cio seco, ou seja não há sangramento, e nem inchaço do aparelho genital. Talvez ela já tenha entrado no cio e você não percebeu. Leve-a em um veterinário para que ele possa fazer um exame e ver o que realmente está acontecendo. Obrigado pelo elogio ao blog e continue participando. João Batista

MARGARETE JEDE PEREIRA disse...

Gostei das informações,ganhei uma rottweiler.e desde que veio a 5 meses,já está no 3 cio.mais como vc.disse que é normal,então fiquei mais tranquila.obrigada.

Ed do cavaco disse...

Boa noite João batista queria saber depois do sangramento quanto tempo tem pra a cadela crusar ?

João Batista Gaburri disse...

Ed prazer te-lo em nosso blog. E em segundo lugar não sou veterinário . As materiais postadas no blog são autorizadas e também porque possuo um rottweiler e eu precisava saber como e ter um rottweiler.. Mas achei na net esta resposta pra voce:Sua cadela só pode conceber uma gravidez (e, geralmente, só aceitará que um cão macho acasale com ela) enquanto ela estiver no cio. Como já comentei anteriormente o cio está dividido em fases:

As fases do ciclo reprodutivo de uma cadela diretamente ligadas ao cio são o Proestro que é quando inicia a secreção, mas a cadela ainda não aceita os machos e o Estro que é a fase em que a sua fêmea já aceita os machos e tem duração média de 6 a 7 dias, é neste momento em que ocorre a ovulação, é a fase da maturação oocitária, onde pode haver fertilização, podendo variar um pouco de fêmea para fêmea. Este período tem início a partir do nono ou décimo dia a partir do início do cio.

No entanto é importante ressaltar que estes dados são genéricos, muitas fêmeas podem acabar acasalando logo no início do cio, embora a fase fértil seja considerada entre o décimo e o décimo sétimo dia de cio, muitas fêmeas acabam acasalando fora deste período e mesmo nestes casos não está descartada a possibilidade de gerar filhotes.

João Alexandre Freitas Santos disse...

A minha Rottweiller az hoje 9 meses e nem sinal de cio.Isso é normal?

João Batista Gaburri disse...

Ola João. Boa Noite. Olha uma das coisas mais normais de acontecer e a cadela estar no cia e vc nao reparar( pode ser o caso do CIO SECO), ou também pode ser que o cio dela esta atrasado . Leve-a em um veterinário para confirmar OK?? Abraços Joao Batista

Anônimo disse...

Ola,parabéns pelo blog! Minha chow chow esta no 8 dia do cio,ela cruzou com da mesma raça dois dias seguidos,e continua sangrando ,agora trouxe p casa ee um deacuido acabou cruzando com vira lata,ela pega cria dos dois, vem mestiços?

Cleber Bisconsini disse...

Olá parabéns por vários esclarecimentos esse blog é ótimo. Minha dúvida consiste minha rotweiller fez dois anos e meio agora no último cio dela foi há uns 7 meses atrás ela sangrou durante mais ou menos uma semana um pouco mais e derrepente passou o cio pois sempre tem costume de ter cachorros no meu portão e desta vez não houve. Queria saber se é normal e referente aos 7 meses demora isso tudo mesmo para um próximo cio pois agora achei um macho para cruzar com ela.

João Batista Gaburri disse...

Ola Cléber. Desculpe pela demora na resposta . Pode variar sim o tempo do cio . Geralmente e de seis em seis meses, mas mas pode alterar. O certo e vc leva-la em um veterinário para ele regularizar o cio dela OK. Obrigado pelo comentário e volte sempre

Eduardo Mariano disse...

Tenho um roteweiller macho ,ele está com 10 meses,será q ele já consegue emprenhar a femea

João Batista Gaburri disse...

bom dia Eduardo , desculpe a demora . Período ideal para o acasalamento



Respeitar o tempo certo para que aconteça o acasalamento dos cães é outro ponto fundamental para que o processo evolua. No caso dos machos, as cruzas já podem começar a partir dos 18 meses de vida; sendo que, para as fêmeas, o período ideal vai variar de acordo com os seus ciclos – sendo que o mais recomendado é que o processo ocorra somente após o seu terceiro cio.

Com duração média de 15 dias, o cio da cadela é o principal indicador da sua disponibilidade para a cruza; no entanto, será somente por volta do oitavo dia do ciclo que a fêmea aceitará o macho. O 10º dia do cio é, na maioria das vezes, o que oferece mais chances para que a fertilização seja feita de maneira eficiente – pois é quando ocorre a ovulação da fêmea - e, a partir deste dia, as cruzas podem ocorrer com frequência, até que termine o ciclo e a cadela passe a rejeitar os machos novamente.

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cruzar-cachorro/

Wanderlei Matos disse...

Minha Rottweiler tem quase 7 meses,e acabou d entrar no cio.
Minha dúvida é... Não quero cruzar ela nem no 1°, nem no 2° cio mas pretendo, sim, ao 3° ou talvez no 4° cio coloca-la pra cruzar.... O que devo fazer até lá???

João Batista Gaburri disse...

Wanderlei. Segundo seu comentário . Normalmente o cio e de seis meses entre as cadelas . Podem variar em certas raças mas o comum e seis em seis. Geralmente o primeiro cio a gente descarta e em seguida coloca a fêmea para cruzar. No caso você esta preferindo aguardar um tempo, simplesmente e na época do cio de sua cadela não deixa-la perto de cães para evitar uma gravidez indesejada. Obrigado pelo comentario

Wanderlei Matos disse...

Mto obgd, foi d bom proveito sua resposta... Meu ajudou através tbm d outros comentários... Só tenho a agradecer... Deus t abençoe

Claudia Assuncao disse...

Boa tarde me chamo Claudia, tenho uma cadela rottweller ela está com 1 ano e 1 mês. Ainda nao entrou no cio sera q e devido ao porte ser grande e ela poderá demora mais? Eu li aqui no blog q o cio pode ocorrer até 2 anos é isso mesmo?

Obrigada por esse canal de informação . É muito útil. Parabéns.

João Batista Gaburri disse...

Ola Claudia, bom dia . Realmente pode ser devido ao rottweiler ser de porte maior que os cães de pequeno porte, mas eu te aconselho a leva-la em um veterinário para que ele possa examina-la e ver se esta tudo em ordem . A nossa aqui de casa entrou no cio quando ela fez seis meses de vida e mantem de seis em seis meses o cio. Mas leve a em um veterinário de sua confiança e ele a examinara e se estiver tudo certo, beleza . Se caso ele encontrar algo de errado ele fara um tratamento . Agora preste atenção pode ser que ela já entrou no cio o famoso cio seco , aonde ela não tem sangramento e vc não vi u). Nesse caso ela pode estar indo para o terceiro cio e vc não viu . Leve ao veterinário que e´o mais certo e vc vai esclarecer suas duvidas. Obrigado por participar do blog . Esse espaço e para todos amantes da raça rottweiler. Abraços João Batista

Dalila Souza disse...

Olá Parabéns mesmo pelo blog, tenho um Rotwaller de 1 ano e uma Rotwaller que já vai completar 6 meses, qual seu conselho para mim, em relação dela está quase entrando no período do cio.? Me aconselha por favor.? Obrigada, Dalila

João Batista Gaburri disse...


Boa tarde Dalila. Gostaria de explicar primeiro que não sou veterinário. As dicas que eu vou te dar e de um proprietário ou na forma correta de se dizer (tutor) de uma fêmea de rottweiler que vai completar oito anos esse ano. Eu criei o blog por que eu ganhei uma rottweiler e a maioria das pessoas sempre me disseram que esta raça e super perigosa. Então eu comecei a estudar e aprender a lidar com a minha rottweiler e descobri que a raça e muito dócil. Apenas precisamos mostrar a eles quem manda por que se não ele no futuro vai mandar em você. Bem o primeiro cio segundo veterinários e conhecedores da raça sempre e descartado. ok? Então se vc pensa em cruzar deixe para o próximo cio. O rottweiler se torna adulto aos dois anos . Agora se vc tiver espaço , disponibilidade eu acho legal vc coloca-los para criar. Logicamente tem uma serie de coisas que precisam ser feitas para o acasalamento seja perfeito. ok? Eu te desejo boa sorte e estamos ai a sua disposição . Aproveito e convido a você para mandar as fotos deles para postarmos aqui no blog. Um abraço e obrigado pelo elogio ao blog. João Batista

Dalila Souza disse...

Olá João Batista, obrigada pelo conselho, seu blog e muito bacana, temos espaço para separa los, pretendemos cruza los futuramente sim, mas vamos esperar ela ter a idade adulta e ideal para cruzamento. Mando sim a foto deles. Como mando ?? Obrigadaaaaa

Dalila Souza disse...

Realmente João Batista, eu mesma tinha essa impressão, do Rotwaller que era uma raça perigosa,mas qndo tivemos o primeiro Rotwaller eu e meu marido apaixonamos pela raça e logo compramos uma filhote da mesma. E posso afirmar que as pessoa quem tem um Rotwaller e batem, maltratam, e não criam da forma que tem que ser, ele provavelmente, se sobreviver a tudo isso poderá sim crescer agressivo. Os Rotwallerers dóceis, são dóceis porque damos carinho, damos amor, brincamos , levamos pra passear e tratamos com respeito e mais doses de carinho, o cão é o reflexo de atitudes humanas.

João Batista Gaburri disse...

Ola Dalila . Obrigado por elogiar o nosso blog. Esse blog não é meu e sim de todos amantes da raça rottweiler. E você escreveu tudo. Se não soubermos cuidar não só do rottweiler mas sim de qualquer criação , no futuro poderemos ter problema. Em relação as fotos de seus filhões KKK, pode mandar para meu e-mail gaburri2099@hotmail.com . Postamos no mesmo dia . Sera muito bom se vc mandar as fotos e contar alguma historia deles . Mais uma vez a gente agradece sua participação. Obrigado João Batista

Lucimar Machado disse...

Boa noite, meu nome e Lucimar e tenho um casal de Rottweiler e a femea esta no segundo cio mas nao deixa o macho chegar nem perto ela bate muito nele e por isso tenho que deixar eles separados mas ele fica doido uiva dia e noite emagrece muito e nao come e nada. Entao nesse segundo cio levei para casa de uma amiga que tambem tem um macho e ele ate que se deram bem e ela deixou ele subir nela mas ele nao tinha experiencia nenhuma e durante o dia eles nao cruzaram mas teve uma noite que ela dormiu la e na manha estava os dois exausto, e depois de uma briga deles tive que levar ela para casa, mas nao sabemos se conseguiu cruzar ou nao, e chegando casa o meu macho doido por ela e ela n deixou ele subir nela, seguramos ela para ele subir mas nao deu certo, e nao sei mas o que faço, queria muito que ela cruzase e ja estou ate pensando em castrar ela se caso nao tenha cruzado com o outro e tenha filhotes, pois ela bate muito no macho, o que faço......

Lucimar Machado disse...

Ola, tenho um casal de rottweiler e a femea esta no segundo cio mas ela nao deixa o macho cruzar, ate levei ela para passar dois dias com outro macho ela aceitou que ele montasse nela mas ele era inexperiente e nao estava conseguindo, mas na noite que ela dormiu la eles amanheceram exausto e tive que levar ela embora e chegando em casa o meu macho foi tentar subir nela ela bateu nele e nao sei se ela cruzou com o outro mas tambem nao que cruzar com ele, estou ate pensando em castrar ela pois quando entra no cio ela bate muito no outro e tenho que manter ele preso e com isso ele late e uiva durante o cio todo dela, o que faço...

Alexandre disse...

Parabéns pelo blog, muito interessante e bem esclarecedor!! Porém uma pergunta que ainda não vi, a cadela prenha como devo contar os dias assim q acaba o cio ou assim que o macho cruzou com ela?

Alexandre disse...

Parabéns pelo blog, muito interessante e bem esclarecedor!! Porém uma pergunta que ainda não vi, a cadela prenha como devo contar os dias assim q acaba o cio ou assim que o macho cruzou com ela?

João Batista Gaburri disse...

Eu acho que a minha cadela cruzou, será que ela está prenha? Minha cadela cruzou, mas como eu sei que ela está grávida? Dá para saber quantos filhotes são? Essas são perguntas frequentes de donos preocupados e/ou ansiosos, mas não se preocupe, pois eu vou te dar umas dicas importantes!

Primeiro de tudo, se você acha que a sua cadela cruzou, quando pode ter sido isso? Há quantos dias você desconfia que ela cruzou?

A duração da gestação de uma cadela varia principalmente com o porte do animal, pois cadelas de pequeno porte normalmente parem por volta dos 58 a 60 dias e cadelas maiores, podem chegar até a 68 dias de gestação. Portanto, o período varia de 58 a 68 dias, com média de 63 dias.Essa questão do tempo é muito importante, pois após ter ocorrido a fecundação (quando o espermatozoide do macho “se une” ao óvulo da fêmea), demora cerca de 17 dias para que ocorra a implantação (nidação) no útero e se formem as vesículas embrionárias. Estas por sua vez, só vão poder ser visibilizadas por meio do exame de ultrassonografia abdominal, a partir do 18º dia, mas será muito difícil mesmo assim, pois são muito pequenas.

Dica: É muito difícil diagnosticar uma gestação em uma cadela com menos de 18 dias da cópula por meio do exame de ultrassonografia.

A partir do 22º ao 28º dia, é que já se consegue observar com uma melhor definição os embriões e a partir do 28° dia, seus batimentos cardíacos. Entretanto, a maioria dos médicos veterinários que realizam ultrassonografia indica o exame apenas a partir do 30º dia de gestação da cadela, pois neste momento, já é possível visualizar as cabeças e troncos dos fetos.

No ano de 2013 foi lançado no Brasil um teste rápido para o diagnóstico da gestação a partir do 20º dia. Ele utiliza o soro ou o plasma sanguíneo e o resultado é obtido em apenas 10 minutos. Está disponível apenas para médicos veterinários realizarem, visto que necessita do sangue do animal (soro ou plasma). Este teste é indicado para o diagnóstico da prenhez, para avaliação da necessidade de um tratamento da pseudociese (gravidez psicológica) e confirmação de reabsorção fetal.

Deise Batista disse...

Estou com uma Rott no cio na minha casa tem 6 diAS e o meu Rott ficou interessado nela só nos 2 primeiros dias ,depois disso ele não altem interesse mais e ainda rosna quando ela chega perto dele ,isso é sinal q já cruzaram ou ele não tem mais vontade ?

Deise Batista disse...

Eu tenho um Rott e uma amiga tem uma Rott q esta na minha casa só q tem 6 dias e o meu Rott só q nos 2 primeiros dias ele ate se interessou depois depois disso ele não tem mais interesse e ainda rosna pra ela se afastar isso é sinal q já cruzaram ou ele não quis ela mais,e eu já posso devolve a dona a cadela?

Katy Ribeiro disse...

Bom dia!!! Minha cadela começou a sangrar ontem e eu gostaria de saber qual é o dia certo pra colocar ela pra cruzar, pois já tentei nos dois cios passados e não deu certo. O macho é do mei vizinho e também não tem experiência. Ambos tem 4 anos e foi a primeira vez dos dois,mas não deu certo. Podemos fazer alguma coisa pra ajudar?

Katy Ribeiro disse...

A minha cadela entrou no cio ontem, gostaria de saber qual é o dia certo pra colocar ela pra cruzar, pois já tentamos outras duas vezes e não dá certo. O macho é do meu vizinho e tem a mesma idade, 4 anos. Queria saber também se tem algo que podemos fazer pra ajudar eles.

elizabeth nogueira lins disse...

Oi tenho uma Rotweiler é esta no segundo cio quero colocar ela pra cruzar mais ela não deixa o macho chegar perto ele fica muito nervoso com a cadela e a deixa nervosa também o q devo fazer.

speed boy melo disse...

BT eu tenho uma Roitiiwale ela está com 6 meses quando ela irá entrar no cio? Pois ela fica solta junto com um viralata.ai eu preciso saber pra deixar ela separada dele.e quanto tempo demora o cio?

João Batista Gaburri disse...

Speedy boy melo. Boa tarde. O cio das cadelas geralmente e de seis em seis meses. Provavelmente ela se esta se preparando para entrar no primeiro cio dela. Pode atrasar . Mas de costume e de seis em seis meses. E o primeiro cio a gente deve descartar. So deixar a cadela cruzar. a partir do segundo cio . Na praticidade Aproveita um cio e descansa um , e assim por diante . Nao se cruza em todos os cios. Obrigado João batista

Gleidson Campos disse...

Tenho uma cadela Roth ela está no segundo cio aos16 meses ontem notei i sangramento e hj de manhã tbm porém já passou ou sangramento essa é a hora certa do acasalamento

João Batista Gaburri disse...

favor ler no outro artigo que tem no blog sobre o cio das cadelas :::


Informações importantes sobre o Cio das cadelas

Obrigado

Mônica Lourenço disse...

Ganhei uma rotwaller,aparentemente ela tem uns 9meses, como saber se ela já entrou no cio alguma vez?

João Batista Gaburri disse...

Boa tarde Monica . Desculpe a demora em responder. Estava viajando. Mas se a rott ja tem nove meses provavelmente ela ja entrou no cio. O certo e leva-la em um veterinario para confirmar. Ok?? Obrigado por postar mensagens Joao Batista

Elias Júnior disse...

Ola joao tenho um casal de rot e minha cadela tem 8 meses e entrou no cio tem agum outro jeito de evitar o acasalamento ou terei q deixa-los separados

João Batista Gaburri disse...

Boa tarde Elias. Nao e recomendável deixar a cadela cruzar no primeiro cio . OK? E a solução mais correta e separa-los . Existem vacinas para evitar que a cadela entre no cio ,mas, essas vacinas são cancerígenas , não e recomendável de forma alguma. A forma melhor e separar ate passar o cio. Obrigado por ter postado no blog. Mande fotos do casal para colocarmos aqui no blog. Acos e obrigado João Batista

João Batista Gaburri disse...

Boa tarde Elias. Nao e recomendável deixar a cadela cruzar no primeiro cio . OK? E a solução mais correta e separa-los . Existem vacinas para evitar que a cadela entre no cio ,mas, essas vacinas são cancerígenas , não e recomendável de forma alguma. A forma melhor e separar ate passar o cio. Obrigado por ter postado no blog. Mande fotos do casal para colocarmos aqui no blog. Abracos e obrigado João Batista

Raiana Martins disse...

Parabéns pelo blog, minha cadela entrou no cio e no nono dia ela cruzou, só q ela não esta mas aceitando o macho, e a vagina dela esta saindo gotas de sangue pouquinho mais ainda sangra, queria saber o pq.

Raiana Martins disse...

Boa tarde, dúvidas??? Minha cachorra entrou no cio, no nono dia ela cruzou, só que ela não esta mais aceitando o macho, e eu vi umas gotinha de sangue é normal?????

João Batista Gaburri disse...

Ola Raiana . Preste atenção neste texto.

O período do cio é quando sabemos que a cadela está disposivel para o cruzamento. Durante uma média de 15 dias, é geralmente por volta do oitavo dia de ciclo que a fêmea passa a aceitar os machos. A partir desse dia pode acontecer o acasalamento até o fim do ciclo, antes que ela passe a rejeitar os machos novamente.O décimo dia é o mais propício para que a fertilização dê certo, pois na maioria das vezes, é quando ocorre a ovulação da cadela. Se a cruza for feita com mais de um macho, há a possibilidade de que a cadelinha tenha filhos de pais diferentes.