quarta-feira, 16 de março de 2011

Como tem sido a tarefa de caminhar com seu cão?

Como tem sido a tarefa de caminhar com seu cão? Tem sido prazerosa? Quem leva quem para a caminhada?
Cuidado se você não está no pleno controle; além de errado, será cansativo e desgastante e ao mesmo tempo desestimulante. Ao comprar um filhotinho, coloque logo após dois meses uma fita no seu pescoço e a troque mais tarde por uma, coleirinha, dando a ele a impressão que está sendo dominado.
Após concluir as vacinações, seu veterinário estará dando ok para passeios
Antes de levá-lo à rua, tente conduzi-lo em local próximo de casa, como o play, a garagem, com isto ele estará começando a se informar sobre o “mundo dos humanos”, é importante nesta fase que não haja qualquer tipo de estresse, isto poderá acarretar crises a médio prazo como distúrbio de comportamento, timidez e falta de segurança pois se algo der errado será fácil o retorno.
Depois que vocês estiverem seguros, então sim poderá levá-lo a locais mais distante, tente antes usar a frente do seu prédio ou sua casa, com pequenos espaços e vários passeios, o cão terá sempre mais interesse em caminhar,termine esta sessão antes da saturação do cão sempre cercado de muitos elogios com curtas e brandas palavras. Poderá oferecer-lhe algum petisco.
Lembre-se de buscar a orientação profissional (adestrador) para melhor desempenho e segurança do seu cão, pois ele ficará assustado com barulho, pessoas e bicicletas, motocicletas e caminhões, sendo assim necessário esta orientação.
Adicionando aí a satisfação única de estar com que ele gosta de forma exclusiva, transforme estes momentos de muitas festas de forma que o interesse continue mais tarde. Se você não estiver bem, tenso,estressado ou qualquer ordem que interfira no “prazer de caminhar”. NÃO SAIA. Tome uma ducha !
Dicas:


1. Evite deixá-lo completamente solto em logradouro público.


2. Acostume seu cão a andar sempre no seu lado esquerdo e não troque esta posição.


3. Evite enroscar a guia na mão e braço além de errado é perigoso.


4. Lembre-se de motivá-lo em tudo de correto que ele faça, apenas com tom de voz brando e alegre. Nesta fase, não é necessário acariciá-lo.


5. Esses passeios iniciais devem ser curtos (10 minutos), aumentando dependendo do sucesso.


6. Manhã e noite são os melhores horários, pois o stress é menor. Evite o horário entre 11 e 17h em dias quentes, pois o asfalto e calçada estarão quentes podendo machucar o seu cãozinho.


7. Você poderá suborná-lo com guloseima a fim de melhor conduzi-lo, mas retire aos poucos.


8. Impeça-o de andar com a cabeça baixa, pois caso coma algo, não será percebido. Mantenha a guia sempre de forma que sua cabeça fique erguida.


9. Durante a caminhada, dê pequenas paradas sempre afastado da rua. Pare espontaneamente próximo ao ponto de ônibus, pois isto vai gerar confiança,tranqüilidade e convívio social.


10. Ao encontrar outro cão, mantenha-se sempre em alerta e pergunte ao dono se o animal é sociável. Nunca confie no dono preserve o o seu "serzinho" de repentinos traumas com cães maiores.


11. Você poderá usar em local próprio uma guia longa deixando-o livre, mas sempre sob forte vigilância, trazendo-o junto a ti.


12. Evite sair com cadela no cio, pois além de perigoso poderá causar transtorno.


13. Procure saber qual (guia) material é mais aconselhável para sua raça, pois no mercado há varias opções. No compre a mais bonita nem a mais barata e sim a mais recomendável.

Fonte de Pesquisa:
http://www.greepet.vet.br/caminhar.php

Nenhum comentário: