quarta-feira, 16 de março de 2011

A Importância da escovação

Todos os cães, independente de raça ou tamanho de pelagem devem ter uma boa escovação, pelo menos 2 x por semana. O por que disto? Todos os cães sofrem a troca de pelos, principalmente as fêmeas que podem perder pelos logo após o cio, independente de época.
No inverno, para se proteger do frio a própria natureza acelera o crescimento dos pelos e aumenta a quantidade de subpêlos no cão, mas quando o inverno se vai o cão não pode ficar com tanta pelagem pois com certeza não agüentaria o calor, então quase todo o subpelo do cão vai cair e alguns fios também, deixando a pelagem um pouco mais rala para o animal suportar o verão.
Um cão de pelagem curta ira derrubar os pelos no chão, já, um cão de pelagem media, os pelos e o subpelo que vão cair, ficarão na superfície do manto,o que deixa uma aparência de pelos opacos e tufos. Já um animal de pelagem longa, o pelo não cairá no chão,mas vai se enroscar na pelagem que esta presa ao corpo, o que forma os famosos nós.
A escovação além de massagear a pele do animal, irá tirar toda a pelagem solta e fará com que troca seja mais rápida além de dar brilho ao fio que ficará.
Na próxima coluna falaremos sobre tipos de escova adequados para cada pelagem.

Sergio Villa Santi
svillasanti@aol.com Embaixador da Oster no Brasil República dos Cães Av.Orozimbo Maia, 1515, Cambui, Campinas/SP fone: (19) 3255-1578

Sérgio Villa Santi

Nenhum comentário: