quarta-feira, 16 de março de 2011

Cães gostam de grama

Cães gostam de grama

por Laudo J. L. Bernardes

Todo mundo já viu um cachorro, seja grande ou pequeno,

viralata ou de raça, comendo grama. Há muitas razões para esse tipo de comportamento, mais do que normal, em nossos queridos cães.



Uma das explicações mais interessantes é apresentada pelo Dr. Holly Frisby, médico veterinário, na Carolina do Norte (EUA), do Hospital Veterinário Winston: Os parentes caninos selvagens de nossos cães domésticos, como os lobos, as raposas e os Cachorros-do-mato, possuem como parte essencial de sua dieta a captura de animais herbívoros, sendo assim, indiretamente, esses animais selvagens acabam ingerindo muitas gramas e plantas que estavam nos intestinos daqueles herbívoros.



Portanto, cães domésticos podem comer grama e matinhos Porque, na realidade, é uma parte normal da dieta deles...



Segundo Dr. Frisby, comer grama está na natureza deles... Ou, simplesmente, nossos amigos cães domésticos estão procurando a mesma nutrição fresca e crua, que era desfrutada por seus antepassados selvagens, saudáveis e fortes.



Outra razão, bastante intrigante, é o fato de cachorros comerem

grama quando estão correndo e caçando. Ocorre que na caçada o cachorro come a grama por onde a sua presa passou e, até mesmo urinou (um rato, um coelho, um tatu, uma cotia). Dessa maneira, o cão caçador junta informações através da sensação do cheiro e do gosto do animal a ser procurado e caçado... E, finalmente, cachorros comem gramas e matinhos quando se sentem com o estômago"enjoado".



A grama age como um irritante do estômago, fazendo o animal

vomitar a comida "indesejada" ou o "veneno" ingerido... A grama, também, adiciona fibra à dieta do animal, melhorando o trato intestinal e reduzindo o risco de câncer de intestino.

http://www.greepet.vet.br/caes_grama.php

Nenhum comentário: