domingo, 1 de maio de 2011

Temperamento do rottweiler

O rottweiler tem um temperamento especial, que facilita muito o seu adestramento. A raça foi desenvolvida ha aproximamente 2000 anos, mas, passou a ser mais divulgada, nos anos 70, quando teve um papel relevante no filme “A Profecia”, onde foi apresentado na forma de cão, como o protetor do “Anticristo”.

Alguns anos depois, a Rede Globo levou ao ar a novela “Vamp”, na qual o rottweiler era também apresentado sob o estigma da violência, sob a forma animal do vampiro “Vlad”.

A raça ficou associada ao comportamento agressivo. É lastimável que pessoas pouco esclarecidas se baseando na ficção, sem buscar o devido embasamento científico e conhecimentos técnicos, passaram a promover uma imagem muito negativa, que não faz jus a estes animais, que tantos benefícios oferecem aos humanos, como seus protetores, companheiros ou simplesmente amigos, quando tratados com amor e respeito.

O rottweiler tem um temperamento firme e forte, que precisa ser trabalhado através do adestramento para um perfeito convívio. Comportamentos inadequados como liderança mal estabelecida e tratamento agressivo, são alguns dos problemas que muitos animais enfrentam. Muitas vezes, esses incômodos são gerados por uma conduta inadequada dos donos que descaracterizam o animal. O animal sente e reage de acordo com os estímulos dados por seu dono.O processo de treinamento do animal está diretamente relacionado a dedicação empregada na sua educação.

Pessoas que criaram o animal desde pequeno e, que ao receberem visita na sua residência, o prendem no canil, certamente terão um rottweiler um pouco mais agressivo, não pelo fato de haver algum erro na genética do cão, mas pelo fato de ele não estar acostumado a ter contato com estranhos.

O rottweiler é considerado adulto, isto é, amadurecido em seu instinto, por volta dos 28 a 36 meses. Ele deverá saber que está submisso ao dono, sendo assim, o dono é quem o controla.

Estes cães têm uma enorme necessidade de ter e ver todas as posições hierárquicas claramente definidas e ocupadas. A função do líder da matilha abrange as mais diversas atividades que vão desde a demarcação, vigilância do território, segurança, guarda e proteção de toda a matilha, bem como a manutenção de cada participante dentro da sua posição hierárquica. O líder não aceita ameaça, desafio e insubordinação. Se for não treinado adequamente, as conseqüências serão imprevisíveis.

Sob o ponto de vista dos cães, nós humanos, somos vistos também como caninos, formamos uma só matilha. O cão na realidade é um reflexo do dono, portanto, é influenciado pelo meio em que vive e pela forma com que é direcionado.

Para obter um resultado positivo, é preciso mais do que controlar o instinto dos cães. Deve-se preparar e educar quem quer ter um animal. Animais têm vida, sentimentos e necessidades físicas. Por isso é muito importante realizar o adestramento na época correta, enquanto filhote, visando ter um cão equilibrado.

Os proprietários devem ser responsabilizados pelo comportamento dos seus animais, pois as condutas e adestramentos absolutamente inadequados que esses proprietários aplicam nesses animais, é que os tornam violentos e agressivos. Um cão adestrado é uma companhia muito agradável. A natureza não produz animais maus. Os animais não atacam por prazer, e sim quando se sentem ameaçados.

A característica mais marcante no comportamento destes cães é afeição pelo seu dono. Dispondo de tempo e recursos, procure participar de competições como agility e obediência, o que transformará você e seu cão numa dupla inseparável. Lembre-se de que na proteção e na guarda você estará estimulando o cão a fazer o que gosta: proteger você e seu território. Animais só atacam seus donos quando foram maltratados ou ignorados.

O temperamento de um cão primeiramente é comportamento herdado (instinto), com mudanças, por desenvolvimento desse comportamento (amadurecimento) em suas vidas, aliados ao meio (habitat) e ao treinamento apropriado, formando assim seu caráter.

O rottweiler precisa de carinho e muito espaço para correr, brincar, nadar, enfim, se sentir livre para ter ações próprias, naturais ao seu instinto. Um animal bem tratado, não pode receber punição violenta e necessita ter uma vida ativa, jamais estressante ou depressiva. A ferocidade incontrolável é fruto do despreparo no manejo e, até, da intenção do dono em fazer do animal uma arma.

O dono é responsável pela atitude do animal e não o contrário. Nenhuma raça de cão nasce com instinto de atacar o homem. Devemos nos abstrair da mídia sensacionalista, analisar e reconhecer as verdadeiras características desta maravilhosa raça. Quando ocorrer um acidente, é necessário concentrar a atenção para a causa. Constatará que na quase totalidade das vezes a culpa é do responsável pelo cachorro. Pessoas violentas, tendem a desenvolver cães violentos. Cruzamentos irresponsáveis, que geram cães desequilibrados, também contribuem para difamar a raça.

Dicas de convívio:

- Aprenda a ter controle sobre o seu cão;

- Treine-o para identificar os seus comandos;

- Ele precisa ser socializado, permita que ele conheça outros cães e pessoas diferentes;

- Desenvolva a cumplicidade e a amizade entre voce e seu cão;

 O ideal é que o dono seja maior de 18 anos e condições de realizar o manejo, o tratamento e custear as despesas para garantir sua alimentação e visitas ao veterinário.

www.animalivre.com.br

8 comentários:

Fênix27 disse...

Olá,estava eu pesquizando várias coisas encontrei o seu link, vim visitar amei este blog falando sobre este cão lindo e maravilhoso. Eu amo Rottweiler,tenho um, já tive um americano lindo,mas morreu, chorei como louca. È mentira o que se fala delê, se alguem foi atacado algum motivo teve.Outra coisa a forma que cria é muito importante,se ensinar a ser violento é claro que elê sera como tal.Este animal é dócil,meigo e obediente.Elê escolhe o dono,criei o meu com a família tenho criança em casa, elê não esta nem aí, fica de boa.Dou amor e carinho,eu sou a dona, elê me escuta e me obedece.Tem que saber entender o animal,procurar conhcer seu temperamento,sua personalidade é marcante.Sou suspeita para falar sobre este animal,pois sou apaixonada e amo muito. Tem mais uma coisa, o pior animal é certos seres humanos, que mata pelo simples prazer.
Olha eu já me tornei uma seguidora.

Evandro Rominnig disse...

Olá! Procurando um Rottweiler, encontrei um que está com 9 meses, o dono está vendendo por não ter tempo de cuidar dele, estou pensando em comprar já que o preço está acessível, minha dúvida é se ele vai se acostumar com um novo dono e uma nova casa.

Joao Batista Gaburri disse...

Bom dia Evandro.Primeiramente precisamos saber se ele foi treinado ou a forma que ele esta sendo criado. Geralmente o tempo certo de se iniciar o adestramento de um rottweiler e com seis meses de idade. Então vc repara com o dono dele e se vc ver que e um cão tranquilo pode comprar que o rottweiler e muito tranquilo para adestrar . Inclusive se vc tiver paciência vc mesmo adestra o cão. Mas só tome cuidado com uma coisa . Tenha certeza que ele e puro. Se ele não for puro vc pode estar comprando gato por lebre. Abraços João batista. Agora e um cão super dócil fácil de adestrar e vai ficar apaixonado com ele .

Unknown disse...

Rottweiler de temperamento forte eu aprendi a lhe dar com ele da seguinte forma; sempre que ele comete alguma coisa lhe educo e so come quando eu lhe dizer para comer caso contrário não come. Socializo ele mas tempo possível com as pessoas para poder moderar o temperamento dele.

Unknown disse...

Rottweiler de temperamento forte eu aprendi a lhe dar com ele da seguinte forma; sempre que ele comete alguma coisa lhe educo e so come quando eu lhe dizer para comer caso contrário não come. Socializo ele mas tempo possível com as pessoas para poder moderar o temperamento dele.

Unknown disse...

oi gente amadoamadoras de rott. preciso de ajuda com minha filha Morganna de dois meses ela já está enorme é de raça pura. mas ela é muito desobediente ela já senta e já espera eu ordenar ela comer qnd coloco a ração dela. Mas ela é extremamente teimosa, qnd pega algo q não pode para brincar eu tomo ela não quer nem saber ela vem em cima pra pegar de novo. o meu filho de 5 anos é o brinquedo favorito dela. as mordidinhas dela já doi. mas acho q se ela quiser machucar já faz isso com êxito. E eu quero saber se esse temperamento dela muda conforme o crescimento ou se ela vai continuar assim pq depois q cresce eu não vou conseguir segurar e controlar ela. aí eu tenho medo de futuramente ela morder alguém. ela está com 2 meses e já pesa 6kg o pai e a mãe dela são enormes então acho q minha filha chegará tranquilamente a uns 55 kg. vcs podem me ajudar por favor?

Unknown disse...

Conprei um pois era meu sonho tenho um filho de 5 anos e um cachorrinho lhasa apso o meu rot ele tem 3 meses mais ele brincando ja tira sangue de meu menino com as mordidas judia do meu outro cachorro nao sei mais oque fazer pois ele e docil mais as brincadeiras dele ja da medo com 3 meses imagina com 1 ano

Joao Batista Gaburri disse...

Ola Denis. Me desculpa ,as a culpa nao esta no cao e sim em que esta ficando com ele. O rottweiler e um cao bruto, porem muito dócil . Lembre-se que ele ainda e uma criança. E so va tornar-se adulto com aproximadamente com dois anos. Uma sugestao.Quando um cão de qualuqer raça chega em casa ele tem der ser ensinado no mesmo dia. Isso serve para qualquer raça. Outra coisa não bata. Ele não sabe por que esta apanhando . Com quinze minutos por dia vc consegue adestrar seu rottweiler. Entre neste site: http://adestramentodecaes.com/ E nao se esqueça se vc nao mostrar que vc e que e o lider com certeza quando ele crescer ele sera o dono . Ai ja era. Ele e uma criança , adora criança , e recomendado para cao terapeuta ou seja caes que visitam hospitais . Mas tem de impor respeito. E como nossas crianças. SE vc nao ensinar seus filhos enquanto pequeno , quando crescer ja era. Tenha paciencia . Ele e um filhotinho que precisa carinho e ser educaDO. SOLAMENTE SO . Qualquer coisa estamos aqui para ajudar . Abraços. O CAO E O ESPELHO DO HOMEM .