sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ANIMAIS DE RUA DE ITAÚNA SERÃO CASTRADOS27 DE FEVEREIRO DE 2014


Os animais vão receber um chip para acompanhamento (Foto: Divulgação)
Os animais vão receber um chip para acompanhamento (Foto: Divulgação)
Representantes da Associação Itaunense de Defesa Animal (AINDA) se reuniram com o prefeito de Itaúna, Osmando Pereira, e responsáveis pelo centro de zoonoses para discutir sobre o funcionamento da sala destinada à realização de cirurgias de castração de cães e gatos de rua.

A sala foi disponibilizada para a ONG em 2013, no centro de zoonoses. Na ocasião, o prefeito se comprometeu a auxiliar a organização, e chegou até a comentar sobre a possibilidade de doar um terreno para que a AIDA pudesse contar com melhores condições para alojar os animais de rua.

A previsão era que a sala começasse a funcionar em janeiro deste ano. No entanto, por falta de veterinário cirurgião não foi possível dar início aos procedimentos.

De acordo com a veterinária da prefeitura, Marlene Vilaça de Oliveira Guimarães, na reunião dessa segunda-feira (24) foi firmado um acordo. Durante seis meses as cirurgias ficarão por conta da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), e após esse prazo a AIDA será responsável por manter um profissional.

“Foi estabelecida uma parceria entre a Prefeitura, a ARPA e a AIDA. Agora só falta assinar o convênio, e para isso uma nova reunião será marcada pelo prefeito”, explicou a funcionária.

Sobre a responsabilidade da ONG em arcar com os custos do veterinário, a voluntária-fundadora da AIDA, Ana Carolina Chaves Corrêa, comentou: “A AIDA vai procurar por profissionais voluntários, cada semana poderá ser um veterinário de Itaúna. O período de atuação da ARPA também pode ser prorrogado, vai depender de quantos animais vão ser operados e do resultado na cidade. A estimativa é castrar 1 mil animais, mas como ainda não foi construído um canil para abrigar os cães no pós-operatório, o processo vai ser bem devagar”.

Cirurgias

Ainda segundo informações de Ana Carolina, a ARPA já doou todo o material, incluindo 1000 chips, que serão colocados
As cirurgias contarão com a colaboração de uma associação de Formiga (Foto: Divulgação)
As cirurgias contarão com a colaboração de uma associação de Formiga (Foto: Divulgação)
nos animais de rua que passarem pelo procedimento.

A princípio a ONG tentará encaminhar os animais para lares temporários até que se recuperem. Posteriormente devem ser construídos canis adequados para abrigar os animais durante a recuperação. Passado o pós-operatório a AIDA tentará encaminhar o animal para adoção, caso este não seja adotado será solto no local onde foi recolhido.

As famílias que comprovarem baixa renda poderão castrar seus bichos de estimação gratuitamente. A medida é para conter a proliferação de animais de rua, reduzindo assim o risco de doenças tanto para as pessoas quanto para os próprios bichos.

AIDA

A Associação Itaunense de Defesa Animal (AIDA) foi criada em 2011. Desde então a organização tem buscado não apenas evitar maus-tratos e a morte dos animais de rua, mas também tem conscientizado a população sobre a responsabilidade de criar um animal de estimação.

Fonte de pesquisa:http://portalcentrooeste.com/2014/02/animais-de-rua-de-itauna-serao-castrados/


Comentário: Parabéns a toda a população de Itaúna, o grupo AIDA pela iniciativa . Parabéns também ao prefeito Osmando Pereira, pela ajuda . João Batista 

Nenhum comentário: