Os cuidados de saúde do seu cão devem começar logo que este chega a sua casa. Recomendamos leve o seu cão de imediato ao veterinário para que seja um exame minucioso para detecção de eventuais febres ou disfunções e para administrar as primeiras vacinas. Na primeira visita ao veterinário faça uma lista de todas as suas dúvidas e aconselhe-se o mais possível junto deste profissional. Ninguém melhor que o veterinário, pela sua formação e experiência, poderá ajudar o seu cão a crescer de forma saudável.
A melhor forma de detectar eventuais doenças no seu cão é mantê-lo sob uma observação cuidada e permanente. Existe um conjunto de reações físicas e comportamentais que passamos a descrever, e que o podem ajudar detectar em antecipação, eventuais doenças.
Emagrecimento
O emagrecimento pode ser causado por uma deficiente alimentação ou pela presença de parasitas no organismo. Se o seu cão estiver com apetite normal então o mais provável é que esteja a ser alvo de parasitas pelo que o deve levar de imediato ao veterinário.
Pouco apetite
A diminuição de apetite pode ser causada por inúmeras razões como a mudança do ritmo de vida, mudança do meio onde vive, dores nos dentes ou simplesmente febre causada por outra razões. Se este comportamento do seu cão não melhorar e o seu apetite voltar ao normal, visite um veterinário.
Apatia generalizada
Neste caso o cão pode estar simplesmente cansado por ter desenvolvido um esforço físico anormal. No entanto, se o sintoma persistir, podemos estar perante alguma doença contagiosa, pelo que o deve levar de imediato ao veterinário.
Vómitos
Os vómitos podem ser causados por irritações no estômago, problemas intestinais, infeções virais ou mesmo pela ingestão de elementos não comestíveis. Uma vez que vómitos sucessivos provocam uma situação de aflição para o cão, deve-se atuar de imediato levando-o a um veterinário.
Comichão
Sendo um comportamento normal nos cães não deve ser encarado como normal quando em excesso. Mais uma vez, a observação do seu animal pode ajudá-lo a distinguir um comportamento normal de outro resultado da presença de pulgas ou de uma qualquer doença de pele (por exemplo sarna ou tinha). Quando este sintoma coincide com a perda de pêlo, então deve levar de imediato o seu cão a um veterinário para que este possa administrar uma medicação eficaz. Salientamos para o fato de tanto a sarna e a tinha serem doenças contagiosas pelo que deverá ter sempre muito cuidado no contato com o animal.
Tosse
A tosse não é por si só um comportamento preocupante pois pode revelar apenas uma irritação provocada por cheiros intensos ou fumos. No entanto, se a tosse persistir, pode revelar algum problema mais grave ao nível do sistema respiratório ou a presença algum objeto estranho. Neste casos nunca fique na dúvida, consulte sempre um veterinário.
Problemas urinários
Um problema urinário pode revelar-se, por exemplo, em urinas dolorosas para o animal ou na presença de sangue na urina. Em qualquer um dos casos estamos certamente perante patologias graves, como infecções renais, cálculos, inflamação da bexiga, etc, pelo que deve de imediato consultar um veterinário.
Vacinação
A vacinação constitui um ato muito importante para manter o seu cão com boa saúde. As vacinas protegem contra algumas doenças, muitas delas fatais pelo que deverá seguir o plano de vacinação de acordo com as indicações do veterinário. Algumas das doenças protegidas pela vacinação são mesmo contagiosas para o Homem. As mais importantes são: a parvovirose, a esgana, a leptospirose, a hepatite, a tosse do canil e a raiva. Nunca pense duas vezes em vacinar o seu cão, consulte o seu veterinário.
Fonte de pesquisa :http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/a_saude_do_seu_cao/134
Nenhum comentário:
Postar um comentário