quinta-feira, 27 de abril de 2017

Oito mil assinam petição contra abate do rottweiler que atacou menina

Signatários pedem que animal seja entregue a uma associação que o reabilite



Uma petição contra o abate do cão Rottweiler que na terça-feira atacou uma criança em Matosinhos regista mais de 8.500 assinaturas e defende que sejam os donos dos animais os responsabilizados pelo cumprimento da lei.
petição pública lançada na Internet com o objetivo de “impedir o abate do cão da raça Rottweiler”, e que pelas 18:29 reunia 8.513 assinaturas, não visa “desconsiderar o ataque feito pelo cão”, mas defende que os donos de animais que não cumprem a lei sejam devidamente punidos como estipulado pela lei”, lê-se no documento.
Mais do que abater o cão que atacou a criança, a petição informa que o que é “imprescindível” é que os donos dos animais sejam “responsáveis não só pelo bem-estar do animal”, mas que também sejam “responsáveis no cumprimento do uso de trela em via pública para prevenir eventuais acidentes que ponham em risco outras pessoas (…) ou o próprio animal em questão”.
A petição defende que o cão que atacou a criança seja “entregue ao cuidado de entidades/associações/ pessoas que se comprometam e se disponham a ajudar o animal a reabilitar-se, dando-lhe ajuda técnica positiva e especializada na sua reeducação e no seu comportamento”.
Os donos de animais que não cumprem a lei devem, por outro lado, ser “devidamente punidos como estipulado pela lei”, acrescenta a petição, referindo que qualquer pessoa tem o direito de frequentar espaços públicos sem se sentir incomodada pela presença de animais sem trela ou sem açaime”.
A Lusa tentou contactar, via correio eletrónico, o autor da petição, mas não foi possível até ao momento obter resposta.

Fonte de pesquisa :http://www.tvi24.iol.pt/pesquisa/Rottweiler

Nenhum comentário: