sábado, 9 de outubro de 2010

Texto cedido pelo site http://rottweilers.marcogaspar.net

Será o ROTTWEILER o animal certo para si?

Nos últimos anos, o rottweiler vem atraindo muita atenção, e essa popularidade levou muitas pessoas a comprarem um animal dessa raça sem pensar no que significa possuir um cão de tamanho considerável e carácter forte. Os machos chegam a medir 68 cm até a cernelha, e as fêmeas, 63 cm; a raça é de constituição robusta, com pesos variando de 36 kg a 54 kg (podem ser encontrados exemplares fora dessa faixa). Não é de se surpreender, portanto, que a maioria das pessoas veja os rottweilers como animais grandes. Para seu tamanho, eles são extremamente fortes, muito activos e necessitam de exercício moderado.


Por isso, se você mora em um edifício ou em um apartamento pequeno, é possível ter um rottweiler, ainda que não recomendável.


Assim como entre os humanos, a inteligência varia entre as raças de cães, e na escala canina, o rottweiler é um cachorro brilhante. Isto significa que ele precisa de estimulação mental, exercício, relacionamento próximo com sua família e algum treinamento básico para estabelecer uma relação gratificante com seus donos. Nenhum cachorro, de nenhuma raça, deveria ser deixado sozinho durante horas a fio, amarrado em um quintal ou trancado em uma casinha. Isto é crueldade psicológica. Você não deve ter cachorro algum e menos ainda um rottweiler, que é muito inteligente, se pretende tratá-lo assim.
O envolvimento com a família é a razão pela qual a maioria das pessoas quer um cachorro, e os rottweilers são óptimos companheiros. São animais afectuosos, brincalhões e divertidos: gostam de acompanhar os donos em caminhadas, no carro, e também de estar com eles em casa. Não se pode dizer dos animais desta raça que eles latem demais. Apesar de serem cães de guarda extremamente atentos, só latem por algum motivo. Em casa, são relaxados e nada agitados.


E será voçê a pessoa indicada para o ROTTWEILER?


Qual o tipo de pessoa que pode ter um Rottweiler?


(a) Essa pessoa deve estar apta a dar ao cão os ensinamentos básicos de que ele necessita;


(b) Deve estar preparada para integrar o animal no núcleo familiar, sujeito a todas as regras, de modo geral, impostas aos membros do agregado;
(c) Tem de ter a certeza de que todos os elementos da família gostam do cão, o respeitam e desejam a sua presença tanto quanto o próprio dono, e estão preparados para, tal como este, ser firmes e justos para com o animal, estando sempre assegurada a presença em casa de algum elemento da família.
Torna-se um prazer possuir um Rottweiler quando ele está integrado num ambiente propício; quando tudo está calmo o animal dorme, mas se surge alguma ameaça ele fica imediatamente pronto a enfrentá-la. Quando queremos brincar, o Rottweiler fica desejoso de entrar na brincadeira. Esta raça não é dada a ladrar por tudo e por nada - quando um Rottweiler ladra, o melhor é ir verificar o que se passa, pois há geralmente uma boa razão para isso. Mas apesar do seu porte imponente, o Rottweiler é um cão que também gosta de ser amado e afagado, pois é muito meigo para com as pessoas da família e respectivos amigos.
Alguns exemplares desta raça têm o hábito de «ronronar» para mostrar o seu agrado quando lhes afagam o dorso. É como que uma maneira de nos «dizerem» que estão satisfeitos. Alguns outros, pelo contrário, detestam grandes familiaridades com estranhos, especialmente das pessoas que dizem «todos os cães gostam de mim», ao mesmo tempo que lhes passam a mão pelo pêlo e lhes dão palmadinhas pouco suaves, de modo supostamente amigável. Se vir o seu Rottweiler nessa situação, diga imediatamente à pessoa em causa que não faça isso. O cão mostrará o seu descontentamento começando por ficar muito quieto, e a expressão do seu olhar passará depois a ameaçadora. Se nessa altura a pessoa continuar a insistir, o animal não hesitará em mostrar o seu desagrado! Devo acentuar que nem todos os Rottweilers procedem assim, mas convém avisar que é o caso de alguns. Não é fácil dizer aos amigos que não toquem no cão, mas quando se possui um Rottweiler torna-se necessário ser tão honesto e inflexível quanto o próprio animal.
Esta é uma raça de cães de trabalho, e embora não sejam tão bons de treinar como algumas raças de cães pastores, mesmo ensinados conservam o seu orgulho e raramente se mostram servis. Preferem assumir o papel de bons companheiros.
Falando de um modo geral, o Rottweiler gosta da sua casa e dos seus donos e não sente vontade de fugir.


QUEM CONSEGUE TREINAR, ALIMENTAR E ALOJAR ADEQUADAMENTE UM ROTTWEILER TERÁ NESTE UM COMPANHEIRO INESTIMÁVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: