segunda-feira, 19 de abril de 2010

CUIDADOS COM A CADELA NO CIO

Cuidados com a cadela no cio

Descubra quando ocorre o cio, quanto tempo dura e o que fazer durante este período para manter sua cadela saudável

Quando escolhemos o sexo do nosso pet, temos que sempre colocar muitas coisas na balança, pois ambos os sexos exigem alguns cuidados. As fêmeas, por exemplo, passam pelo cio, que nada mais é do que o momento em que a cadela estará pronta para o acasalamento.
O cio, normalmente, inicia-se na vida de uma cadela a partir dos 6 meses de idade, podendo vir a primeira vez até os 2 anos de idade. Isso varia de acordo com o porte do animal, por exemplo: quanto menor é o porte, antes começará o cio. Para os cães de porte pequeno, é entre os 6 e 10 meses de idade, e nos animais de maior porte, por volta de 1 ano de idade.
Esse período em que a cadela aceita o macho para o acasalamento acontece duas vezes no ano, de 6 em 6 meses, durando entre 6 e 30 dias.

Como identificar o cio?

Você poderá perceber que a sua cadela entrou no cio quando perceber alguns sintomas, como aumento na frequência da urina, vulva edemaciada, sangramento e um comportamento mais carinhoso por parte da cadela.

Cuidados

Em primeiro lugar, esse alerta vai, principalmente, para os tutores que têm o costume de deixar os cães saírem para a rua para dar uma “voltinha”. Esse hábito, além de ser perigoso para o cão – risco de perder-se ou atropelamento, por exemplo – pode, no caso da fêmea, acabar trazendo uma gestação indesejada.
Mantendo-a em casa, você ainda vai prevenir a transmissão de parasitas, contágio de DST, e controlar a superlotação de cães de rua, trazendo benefícios para todos. Se você deixá-la no jardim da frente, isso atrairá os cães machos da rua para o seu portão, pois ela solta um aroma característico atrativo para os machos.

Anticoncepcional x castração

Muita gente procura como alternativa para a castração os anticoncepcionais caninos. Estes, no entanto, não são nem um pouco recomendados, pois pode trazer muitos problemas de saúde sérios que podem, inclusive, causar a morte da cadela.
O ideal é castrar o animal, pois assim você irá prevenir todos os problemas da gestação, e a pseudociese, que é quando a fêmea apresenta gravidez psicológica. É importante fazer acompanhamento médico para que não seja feita nenhuma medicação sem orientação.
As cadelas que são castradas antes do primeiro cio têm tendência a viver uma vida mais longa e com menos riscos de saúde e doenças uterinas, ou ainda câncer de mama. Se você não pretende cruzar sua cadela, essa é a melhor opção.
Fonte de pesquisa :http://clubeparacachorros.com.br/adultos/cuidados-com-a-cadela-no-cio/


quarta-feira, 7 de abril de 2010

DOENÇAS COMUNS EM CÃES

6 PROBLEMAS DE PELE COMUNS NOS ANIMAIS
WWW.VIVAPETS.COM




Os problemas de pele são extremamente incomodativos para os animais. As alterações na pele e pêlo podem ter uma grande variedade de causas, mas os sintomas são bastante semelhantes.


Não é difícil perceber que um animal está com problemas de pele: vermelhidão e prurido, comichão, são geralmente os sintomas mais perceptíveis. Contudo, identificar a doença não é tão imediato como descobrir os sintomas. Alguns problemas de pele são difíceis de diagnosticar e a grande maioria requer um tratamento que se prolonga por bastante tempo. Paciência é o que se requer quando se trata de doenças tão incomodativas.


As principais doenças de pele que se manifestam nos animais de estimação, tipicamente, cão e gato, são:
1 - Parasitas externos As pulgas são a principal causa de problemas de pele. Estes animais sugam o sangue deixando para trás pequenas marcas, ou borbulhas. Alguns animais fazem alergia às picadas de pulgas o que desencadeia uma reação mais marcada.


Carraças e ácaros são outros parasitas externos aos quais convém estar atentos. Os parasitas externos quebram a barreira protetora da pele e podem por isso causar infecções bacteriológicas. A prevenção é a melhor forma de lidar com estes invasores indesejados. Consulte o veterinário para saber qual o produto e dose indicada de desparasitante a aplicar no animal.


A sarna é também causada por ácaros. Existem dois tipos de sarna, a demodécica e a escabiose, causadas por dois ácaros distintos. Esta última pode ser transmitida entre cães, gatos e humanos.
2 - Alergias


As alergias manifestam-se nos animais de forma muito semelhante ao modo como se manifestam nos humanos. Zonas vermelhas, comichão ou prurido e perda de pêlo são os principais sintomas. A alergia à picada de pulga é a mais comum nos animais, mas existem outros produtos conta á alergia capazes de alterarem o estado da pele.


Ácaros, bolor e pólen compõem os mais comuns inaláveis responsáveis pelas alergias atópicas. Menos comuns são as alergias alimentares que os animais desenvolvem em relação, sobretudo a alimentos proteícos, tais como a carne, o ovo e a soja. Existem ainda alergias mais raras das quais por vezes é difícil descobrir a origem. As alergias por contacto são um exemplo disso, há animais que têm alergia quando tocam em determinados materiais, tais como a lã.


Descobrir o que desencadeia a alergia no animal é muito importante para conseguir combater as reações do sistima imunitário, já que o segredo para acabar com as alergias é diminuir a exposição do animal ao alérgeno. Assim, acabar com pulgas, manter a casa livre de ácaros ou alterar a dieta do animal é o caminho a seguir conforme o tipo de alergia. Nos casos mais complicados, como por exemplo, com os alérgenos inaláveis, os animais podem necessitar de medicamentos, tais como anti-histamínicos, ou banhos com produtos especiais.
3 - Infecções bacterianas/ Pio dermites


Geralmente surgem quando o cão tem outro problema de pele, por exemplo, uma pulga ao furar a pele pode injetar bactérias na corrente sanguínea. Mas de entre os problemas de pele, a alergia é talvez a que mais causa infecções bacterianas. Assim, é importante tratar a pio dermite, mas também descobrir o que a originou, para evitar que possa reaparecer.
4 - Micose


As micoses são infecções causadas por fungos. São transmitidas entre animais e podem também ser passadas ao homem. O diagnóstico é feito através da cultura de uma amostra de pele e da análise ao microscópio. O tratamento é geralmente feito com base em antifúngicos e banhos com produtos especiais.
5 - Alterações hormonais


Os problemas de pele podem ser causados por alterações hormonais desencadeadas por outras doenças, tais como o hipotiroidismo ou a diabetes. Visto tratar-se de uma doença secundária, a solução passa pelo tratamento da doença principal.
6 - Doenças auto-imunes e imunomediadas


Existem várias doenças auto-imunes e imunomediadas que causam alterações na pele e pêlo dos animais. Estas condições são raras, mas já há muita literatura sobre as mesmas. Entre estas doenças, as que mais se encontram em cães e gatos são o pênfigo e o lúpus.




Os problemas de pele necessitam de ser diagnosticados por um veterinário. Não hesite em levar o seu animal a um médico para ser observado se encontrar

sábado, 20 de março de 2010

Matéria colhida no blog http://caolabrador.blogspot.com/2006/12/que-rao-escolher.html

Todos os donos responsáveis se deparam com o mesmo problema quando se dirigem pela primeira vez a uma loja de animais e se vêem confrontados com dezenas de rações diferentes: “e agora, qual será a melhor para o meu cão?”
Na verdade, a resposta a esta pergunta não é imediata, mas há algumas pistas que se poderão seguir de modo a escolher o melhor possível.
Exclui-se qualquer tipo de comida gelatinosa já que esta contém substâncias açucaradas para prevenir o aparecimento de fungos, para além de conservantes altamente cancerígenos. Para piorar o cenário, este tipo de alimento é viciante. Ou seja, um cão depois de o comer irá recusar a ração. Não é garantido que a melhor ração para um determinado cão o seja para um outro, já que cada caso é um caso, mas há certas linhas gerais que poderão ser seguidas de modo a que haja um encaminhamento no melhor sentido.
O primeiro ponto a salientar é que se deve dar sempre primazia aos ingredientes em detrimento da composição, já que ingredientes de boa qualidade darão obrigatoriamente uma boa análise química. O rótulo deve ser claro e sem ambiguidades. Isto é, se aparecer uma denominação como “produto de ovo” nunca saberemos se se está a falar de ovos frescos ou ovos podres. O mais provável é tratar-se desta última situação.


1 As fontes de proteína animal


Este deve ser sempre o ingrediente a figurar em primeiro lugar no rótulo de uma boa ração. Significa que é o ingrediente presente em maior quantidade. Pode aparecer carne de vaca, borrego ou mais frequentemente de galinha. O borrego torna-se mais recomendável quando o cão a alimentar é propício a desenvolver alergias.


Neste aspecto há que ter atenção se a percentagem apresentada se refere à carne desidratada ou não, caso em que cerca de 60% desse peso será água. Isto significa que este ingrediente em vez de primeiro passa para terceiro ou quarto.


Uma outra coisa a ter em conta é se os ingredientes seguintes não são todos derivados do mesmo. Por exemplo, gérmen de trigo, farinha de trigo,…. O trigo passa assim a 1º ingrediente.


2 O arroz


Idealmente, este deveria ser o único cereal encontrado numa ração, já que é o único que o aparelho digestivo canino consegue digerir. De qualquer modo, uma ração que tenha como primeiro ingrediente uma proteína animal e como segundo o arroz, será uma boa candidata a uma ração de qualidade.


3 O milho


O milho, embora inferior ao arroz, é o cereal menos mau entre todos os outros. Consegue ser digerido uma vez que sofre um pré-processamento de modo a tornar os seus nutrientes acessíveis. É utilizado geralmente por se tratar de uma fonte de proteínas barata e por essa razão, uma boa ração terá que complementar a sua utilização com outras fontes proteicas de valor nutritivo superior, uma vez que o milho não contém todos os aminoácidos necessários.


No caso de cães com problemas comportamentais de agressividade, as rações baseadas em milho devem ser de todo evitadas.

4 Ingredientes a evitar


Estes incluem todos os ingredientes que a partir do momento que se encontrem num rótulo, essa ração deve ser liminarmente rejeitada.


O pior e mais assustador de todos são os sub-produtos animais, pois pode conter em si animais eutanasiados ou apanhados nas estradas mortos, para já não falar de penas ou bicos, sem qualquer valor nutritivo.


Relativamente aos cereais devem ser excluídos todos os que não foram referidos anteriormente, tais como o trigo ou a soja, sendo esta última de todo indesejável.


Devem evitar-se ainda os aditivos, que não servem para mais do que atrair os donos menos prevenidos. Os corantes são o caso mais gritante de algo que só é prejudicial mas que está presente para que o dono ache que está a dar cenoura e verdura porque a ração tem croquetes laranja e verdes. Qualquer aditivo será muito específico para cada cão e por isso deve ser adicionados em casa, já que o que é benéfico para uns, noutros poderá inclusive provocar alergias. São exemplo de aditivos a glucasamina, a iúca, probióticos ou óleos.


Em jeito de conclusão, é necessário não olvidar que numa ração, seja ela qual for, nunca haverá certezas quanto aos ingredientes presentes e a qualidade dos mesmos, mas sendo que a preparação de refeições caseiras exige grandes conhecimentos sobre nutrição canina, para além de uma grande disponibilidade de tempo, a ração torna-se na solução mais fácil e prática. Resta escolher o melhor possível entre as que oferecem maior confiança, e para isso é necessário ler os rótulos com espírito crítico. Uma coisa é certa: uma ração barata não será em nenhum caso uma ração de qualidade.

Cuidados com os cães no invernos

Dicas e cuidados com os cães no inverno

Muitas pessoas pensam que os cachorros não sentem frio, muito pelo contrário, quando a temperatura cai, os cachorros também sentem as consequências. No inverno, os cães podem adquirir doenças como tosse dos canis. Os sintomas são parecidos com os do nosso resfriado: febre, espirros, coriza e tosse. E para que ele não sofra tanto com as mudanças bruscas no clima ai vão algumas dicas:
É fundamental verificar se o seu cão tomou a vacina contra gripe canina, ela é dada uma vez por ano. Deixe a tosa para mais tarde, pois os pêlos são uma proteção natural contra o frio. Então espere o tempo esquentar para tosar o bichinho. Se houver muita necessidade, opte por roupinhas para deixa-los mais aquecidos, principalmente para passear na rua. Nada de multidão, evite ambientes com muitos cães, como hotéis para cachorros, em caso de proximidade, eles podem adquirir doenças. Passeio programado, o ideal é sair com seu cão quando estiver sol, mas como no inverno também há dias em que o sol está bem quente, muita atenção com os passeios feitos a partir do meio-dia, o sol muito forte pode queimar as patinhas deles.


Conforto garantido, não é preciso colocar o cão para dormir na cama com você, mas ele merece um cantinho gostoso, pois se ele dorme em piso frio, forre o lugar com tecido e cubra-o com uma manta. Banho sob medida, diminua a frequência de banhos, em vez de semanal, pode ser quinzenal, e muita atenção aos cuidados pós-banho, é preciso certificar-se de que o lugar escolhido tenha água quente e seja fechado, outra dica é não sair logo em seguida, pois isso evitará um choque térmico. Uma boquinha a mais, se o seu cão não para um segundo, você pode aumentar a porção de ração em 20% nesta época, pois o consumo de alimento aumenta o nível energético, mas o ideal é manter a alimentação saudável, com frutas e legumes, já para os cães obesos, nada de aumentar a comida.

segunda-feira, 8 de março de 2010

A importancia das vacinas para os cães

Assim que você comprar ou ganhar um cachorrinho, convém levá-lo ao Médico Veterinario para uma avaliação geral. Enquanto seu animalzinho não estiver com as vacinas em dia tome cuidado para que ele entre em contato apenas com cães saudáveis e, quando levá-lo na clínica veterinária mantenha-o no colo e distante dos outros cães.


Quadro de vacinação em Cães



60 dias de idade Vacina Octupla - 1ª dose



90 dias de idade Vacina Octupla - 2ª dose

120 dias de idade Vacina Octupla - 3ª dose

1 semana após a aplicação da 3ª dose da Octupla Vacina Anti-Rábica




OBS: O reforço das vacinas octopla e Anti-rábica deve ser anual.


Veja a seguir as doeças, que são evitadas com a vacinação, e os seus sintomas. Ao menor sinal leve o seu cão a um Médico veterinário, somente ele é capaz de avaliar, diagnosticar e tratar uma doença.
CINOMOSE: Enfermidade infectocontagiosa aguda, sub-aguda ou crônica; febril, particular da família canina entre os animais domésticos. Somente o cão. Sua transmissão se dá por vias respiratórias e digestivas. Na fase aguda o vírus é eliminado intensamente e em abundância pela secreção ocular, urina e fezes.
Manifestação:
1º. fase - digestiva: em que o animal apresenta vômitos, diarréia, mucosa sanguinolenta, anorexia, temperatura acima de 40ºC.


2º. fase - respiratória: Broncopneumonia intensa, secreções mucosas e senomucosas, que depois passam para purulentas, geralmente por infecções secundárias.


3º. fase - nervosa: Nesta fase aparecem alterações mioclonais ( tic nervoso ), podendo encontrar as três fases ou apenas uma delas. A mais perigosa é a nervosa. Toda vez que suspeitar de cinomose ou leptospirose, a temperatura deverá estar acima de 40 ºC.


HEPATITE:

 Enfermidade infectocontagiosa aguda, causada por vírus resistente ao éter, álcool, clorofórmio e sensível ao formol e calor. Período de encubação: 4 a 9 dias.


Manifestação:
Animais jovens: morte súbita sem nenhum sinal clínico.
Primeiro sinal: hipertemia passageira de 24 a 48 horas, temperatura de 40º a 40,5º, caindo logo após; apresenta sede intensa, anorexia, congestão das amígdalas, congestão das mucosas e da faringe, congestão conjuntival (pálpebras vermelhas), congestão da conjutiva nasal e bucal, fotofobia, hemorragias bucais, esquimoses na pele ( pinta ou pontos vermelhos). Principalmente na frente (abdômen) e faces internas da coxa e mucosa peniana, dispinéia (dificuldade respiratória) por edema pulmonar (pulmão cheio de líquidos), animais adotam posição de sentar, para aliviar a pressão.


LEPTOSPIROSE:

 Doença infecciosa grave que atinge os homens e os animais, sendo causada por uma bactéria a Leptospira sp presente na urina dos ratos e camundongos. A contaminação se da quando o animal, ou o indivíduo entra em contato com água ou lama que contenha a Leptospira. Esta penetra no organismo através de ferimentos na pele ou mesmo na pele integra quando num contato mais prolongado e também pelas mucosas (boca - nariz - olhos - órgãos genitais ).


Manifestação:
Vômitos e diarréia as vezes com sangue, urina com sangue, icterícia.


PARAINFLUENZA:

 Tosse persistente, e as vezes associado a pneumonia. Esta doença é chamada tosse de canis.


PARVOVIROSE:

 Doença de cães seria e altamente contagiosa, e a infecção se dá pelo Parvovirus Canino que tem um curto período de incubação.
Manifestação:
Os sintomas mais comuns são de morte súbita quando tivermos o modo cardíaco, com depressão e disfunções respiratórias. Vômitos, diarréias e desidratações são os sintomas do modo gastroentestinal que tem como sinal principal fezes sanguinolentas.


CORONAVIROSE:

 Doença viral, com um quadro semelhante à Parvovirose.
RAIVA:

 Doença infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubação: pode aparecer de 10 a 90 dias.


INFORMAÇÕES:

Fonte de pesquisa:
 
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves - São Paulo - CRMV-SP 10.821

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O QUE PODE TORNAR SEU CÃO AGRESSIVO

O que pode Tornar o seu cão agressivo ?

Revista Cães & Cia, n. 337, junho de 2007


O seu cão, por mais bem tratado que seja, pode ficar agressivo. Conheça as possíveis causas disso e controle melhor uma situação.
Muitas pessoas, tem idéia errada sobre a agressividade canina. Acreditam que determinadas raças nunca se Tornam agressivas. Ou que o cão tratado só com amor e carinho jamais morderá ou será agressivo. Neste artigo explico como surge um comportamento agressivo, de Quais tipos pode ser e por que se desenvolve. No próximo, veremos as maneiras mais Eficientes de Controlar esses comportamentos e evitá-los.
Raça e linhagem
Quando me pedem um comentário sobre ataques de cães, a primeira pergunta que ouço é sempre se a culpa é da raça ou da maneira como o cão foi criado. Na verdade, uma não resposta é simples – um ataque pode ser por vários fatores determinado. Para começar, não há raça canina sem indivíduos agressivos. Muitas pessoas se surpreendem quando se deparam com um Golden Retriever ou um Labrador agressivo. No imaginário delas, essas Possibilidades não existem! Mas elas existem. E não são assim tão raras, como bem sabe quem trabalha com comportamento canino. Isso não quer dizer que uma raça não seja, em média, mais agressiva ou dócil que outra. Por exemplo, Rottweilers são mais agressivos que Beagles, em média, mas há muitos Rottweilers mais Dóceis do que muitos Beagles. Outro fato são as diferentes linhagens de uma mesma raça, cujos exemplares pueden ser mais mansos ou mais agressivos do que uma média. Por isso, às vezes, ao querer Prever o comportamento futuro do filhote, é mais importante conhecer o comportamento típico da sua linhagem do que da sua raça.


Influência da Criação

O modo como lidamos com o cão influencia muito o comportamento dele. A boa educação pode Controlar uma tendencia a uma maior agressividade ea má educação pode Tornar perigoso um cão pouco agressivo. Mas é muito mais fácil e garantido educar para ser manso e tem um cão dócil confiável que ser uma tendência.


Amor e carinho não bastam
Quando atendo consultas de comportamento, muitas vezes ouço gente desabafar que sempre fez tudo que o cão queria, sem nunca lhe faltar amor nem carinho, e que não entende por que agora ele ataca as pessoas da casa. Mas, para Controlar uma agressividade dos nossos cães e Evitar acidentes, túmulos muitas vezes, devemos estar cientes de que uma educação correta Envolvem muito mais do que amor e carinho.
De onde vem um Agressividade ?
A maioria das espécies, a agressividade é fundamental. Fazem Território, por meio dela, fazer uma defesa, de seus parceiros sexuais, dos filhotes, da comida e até da POSIÇÃO hierárquica. Na Maioria dos bichos Grande, o comportamento agressivo é Inato, pelo menos em parte, e pode aflorar somente em algumas situações ou fases da vida. É o caso dos cães machos que, na puberdade, começam um brigar com outros cães machos. E dos filhotes que se Tornam agressivos ao disputarem uma teta da mãe ou ao tentarem Garantir que o sono não seja perturbado pelos irmãozinhos.


Vários tipos de agressividade
Podemos dividir o comportamento agressivo em classes, para melhor entendê-lo e controlá-lo. Independentemente dos Critérios adotados, mais complexos ou mais simples, em geral as classificações se assemelham.
Agressividade territorial

Normalmente, um cão fica mais agressivo dele Território não, para defende-lo. Muitos cães aceitam um outro cão quando estão em espaço neutro, mas passam um ataca-lo se ele entrar no Território deles ou ameaçar entrar. Agressividade possessiva Manifesta-se quando alguém se aproxima de um objeto, de um animal ou de uma pessoa de quem o cão tem “ciúmes”. Ocorre, por exemplo, quando ele está com algo que considera valioso, como um osso com pedaços de carne. Acontece também quando uma visita abraça ou cumprimenta o dono do cão.


Agressividade por medo ou dor
Às vezes, para se defender, o cão acuado pode atacar o agressor. Ou, ameaça-lo rosnando e mostrando os dentes, para Evitar que chegue perto demais. Um cão com dor, por medo de que um outro bicho ou uma pessoa se aproveite dessa vulnerabilidade, um agressivo tende ser. Esse é o principal motivo que leva cães atropelados a atacar uma pessoa que tenta socorre-los.


Agressividade por dominância
Serve para mostrar quem manda. Costuma acontecer quando é questionada ou contrariada uma dominância de um cão que se considera líder do grupo.


Fonte: www.caocidadao.com.br

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Animais não devem ser dados como presentes

Animais não devem ser dados como presentes

O website O Fuxico conta que o ator hollywoodiano George Clooney já recusou vários ‘presentes’ desde que seu porco de estimação Max morreu de causa natural em 2006. Uma fã quis o presentear com uma iguana e um outro amigo ofereceu filhotes de Rottweiler. Clooney recusou todos.
Clooney deve esperar a hora certa para substituir o afeto de Max em sua vida. Eu espero que quando ele o fizer, que ele vá voluntariamente a um abrigo de animais e escolha de lá quem vai ser seu próximo enteado não-humano. O grande presente é dar uma vida melhor para um animal abandonado.
Animais não devem ser nunca dados como presentes, por vários motivos. O primeiro é que eles não são objetos e como tais, não podem ser usados como o conteúdo de uma transação social. Segundo, ter a guarda de um animal exige cometimento de muitos anos. Impor isso a uma outra pessoa, além de rude, é colocar em jogo o bem estar do animal, já que existe a probabilidade de que a pessoa em pouco tempo se desfaça do ‘presente’.
E bem fez ele.
Fonte: O Fuxico

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

I love my rottweiler


Nada  mais justo que eu deixar esta imagem para mostrarem a todos que sabendo educar ,dando carinho e ter tempo para cuidar de seu amigo "filho" ele torna-se inofensível. A marginalização feita é tão grande, principalmente criada pela imprensa que o cão passa ser um "inimigo " de todos , sendo que a realidade é outra . Animais que avançam em pessoas que os donos nao foram preparados para ter um rottweiler ou um simples poodle que se voce treiná-lo tambem torna-se um cão violento. Vamos mudar as idéias , vamos nos juntar e retirar esta marginalização que e feita nos rotts, pitbuls e dentre outros. João Batista

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Fundação Animal Livre promove o prêmio "Uma Boa Iniciativa Mobiliza",

Prêmio “ Uma Boa Iniciativa Mobiliza” :

A Fundação Animal Livre promove o prêmio "Uma Boa Iniciativa Mobiliza", visando incentivar o intercâmbio de informações e experiências das atividades promovidas no Dia Nacional de Adotar um Animal.


Pretende mobilizar e estimular a disseminação de ações interessantes vivenciadas por organizações sem fins lucrativos e protetoras independentes com trabalho comprovado e idôneo .


Para participar, basta enviar um texto com até 5 mil caracteres relatando, de modo simples e atraente, acompanhado de no mínimo 6 fotos, sua experiência, ressaltando aspectos positivos, como resultados concretos obtidos com a iniciativa e repercussão da ação desenvolvida.


Durante os meses que antecedem o término das inscrições, será possível acompanhar a adaptação dos animais adotados em seu novo lar.


Os critérios avaliados são mérito, efetividade e resultados alcançados.


As inscrições podem ser feitas, também, através deste site, até dia 31 de março de 2010. É importante destacar que inscrições enviadas com dados incompletos ou que não estejam alinhadas aos objetivos da premiação serão desclassificadas. As inscrições válidas serão analisadas até 30 de agosto de 2010, quando serão anunciadas as iniciativas vencedoras.




INSTRUÇÕES PARA O ENVIO :

- Favor ler atentamente as instruções acima.



- Ao enviar o arquivo , assegure-se que ele está livre da presença de vírus. Arquivo contendo vírus será recusado.


- Autor ou autores devem ser listados com o nome completo , endereço , telefone, CNPJ (entidade) ou RG e CPF ( pessoa fisica). A formação profissional , site ( opcional) e o e-mail deverão ser mencionados.


- Email para o envio: assessoria@animalivre.com.br



Vencedores :

As cinco melhores iniciativas serão premiadas com uma divulgação de seu trabalho no Portal Animal Livre e apoio financeiro para realização de esterilização de um total de 100 animais a serem indicados.Maiores duvidas é só entrar no site www.animalivre.com.br e esclarecer suas dúvidas participe. Matéria autorizada por :



Vininha F. Carvalho
Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista, atuando como defensora dos animais

Seja um Voluntário em Defesa dos Animais

O animal representa a natureza primitiva e instintiva de que todos nós somos constituídos. Nas religiões e artes de quase todas as raças, os atributos animais eram associados aos deuses ou estes eram representados como animais. Essa projeção dos animais na religião não só acentua a sua importância, mas mostra o quanto é vital para o homem integrar em sua vida seu conteúdo, ou seja, o instinto. Os povos que conseguiram conservar o essencial da sabedoria sagrada , tratam os animais de forma quase humana, movidos por respeito e carinho.


No nosso país , infelizmente, todos os que se propõem a desenvolver um trabalho sério e comprometido com a proteção da vida animal enfrentam muitas dificuldades no seu dia-a-dia. É preciso muita determinação para lutar contra as forças monumentais da ignorância e da ambição humana e, ironicamente, inversamente proporcional ao tamanho desta árdua tarefa é o apoio oferecido pelos poderes públicos. Como forma de viabilizar o trabalho em defesa dos animais as ongs e associações contam exclusivamente com a ajuda financeira e a boa vontade dos simpatizantes da causa, requerendo muito trabalho voluntário e, um grande amor pelo ideal de justiça, para com estas criaturas indefesas e, que tanto precisam de nós.


A maioria das entidades ,contam com várias pessoas trabalhando diáriamente com os animais. Mas, há outros tipos de ajuda voluntária, que você pode desempenhar,como : arrecadar ração com a vizinhança e encaminha-la pelo menos uma vez por mês , juntar jornais velhos, lixo reciclável (algumas entidades vendem latinhas e embalagens plásticas usadas),doar medicamentos, etc. A colaboração de profissionais para elaborar campanhas, escrever artigos para a imprensa, fazer traduções, confeccionar sites, oferecer orientação nas questões legais, de saúde , etc...é fundamental para possibilitar que os animais consigam ter seus direitos respeitados.


Divulgar as campanhas entre seus amigos também é uma excelente iniciativa. Muitos de nossos amigos não se importam com os animais, porque desconhecem o que acontece com eles.Informe-os, ajude a conscientizá-los. Não mande a eles tudo o que você encontra sobre animais, mas selecione as campanhas de impacto e peça para que eles colaborem. Desta forma, com o tempo muitas pessoas irão sendo despertadas para a importância do voluntariado e realizando um belíssimo trabalho de conscientização.


Os voluntários precisam ser pessoas conscientes ,com mentes abertas , capazes de realmente amar os animais , que saibam percorrer os caminhos das instituições governamentais e privadas.Por isso,é preciso deixar o comodismo de lado,a desculpa da falta de recursos,se modernizar e através da criatividade encontrar uma maneira de se tornar cada vez mais atuante.Acredito que com propósitos bem determinados,assessorados por pessoas competentes e decididas, surgirá um canal de voz apropriado para implantarmos uma verdadeira força em prol dos animais.

Vininha F.Carvalho
Vininha F. Carvalho
Editora do seu Guia de Defesa dos Animais

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Informações importantes sobre o Cio das cadelas

Cio
Considera-se que uma cadela está na puberdade quando ela tem o primeiro cio. Este ocorre entre os 6 e os 10 meses de idade (mais mês menos mês, há cadelas que só têm o cio mais tarde, mas são uma exceção), na maioria das raças. O cio é a época de "namoro" da fêmea, pois fora desse período ela não aceita os avanços do macho. Diferentes das fêmeas, os machos não apresentam cio e podem acasalar em qualquer época. Os machos podem detectar o odor das fêmeas no cio a uma grande distância. Um ferormônio é eliminado junto com a urina das cadelas nessa fase, e é ele que atrai os machos.

Como identificar o cio:


A região genital externa das cadelas (vulva) começa a inchar e observa-se um sangramento leve a moderado. O primeiro dia do cio deve ser marcado no calendário e é o dia em que se observa o início do sangramento.


Duração do cio:


Em média, o cio das cadelas dura de 15 a 30 dias. A média é 21 dias, mas depende muito das cadelas.


Freqüência do cio:


O cio das cadelas manifesta-se a cada 6 meses, normalmente. Mas há cadelas cuja freqüência varia a cada 5 ou 7 meses, e até cadelas que só têm o cio uma vez por ano. O importante é que o intervalo seja constante.

Períodos do cio:


Na primeira metade do cio, observa-se um sangramento leve que diminui ou desaparece totalmente em torno do 7o. ou 8. dia. Nesse período, a cadela deixa-se cheirar pelo macho, mas ainda não aceita que ele a monte. Na segunda metade do cio, não há sangramento e a vulva mostra-se inchada (embora muitas cadelas ainda possam ter sangramento). Nessa fase, as cadelas permitem a monta e o acasalamento com o macho. O final do cio é notado pela diminuição evidente da região genital e quando a fêmea passa a rejeitar o macho. Muitas vezes o sangramento volta e mantem-se até ao final do cio.


Como evitar que a fêmea fique prenha: não permitir que ela tenha contato com machos do 7o. ao 15o. dia (ou final) do cio. A esterilização é uma excelente opção para quem não quer que seu animal tenha crias. Uma vez esterilizada, a fêmea não terá o inconveniente do cio, reduzindo-se em simultâneo o perigo de tumores mamários ou uterinos. O uso de anticoncepcionais não é um método totalmente seguro para a saúde do animal, pelo que não é de todo recomendável.


"Cio seco":


Algumas cadelas não apresentam sangramento durante o cio. Nessas fêmeas, é muito mais difícil identificar o momento certo para o acasalamento. Para quem tem um casal de cães e não tem muita experiência, isso é um problema pois os acasalamentos indesejáveis poderão acontecer. Algumas pessoas, por não perceberem o sangramento na fêmea, acham que seus animais nunca tiveram cio. Cadelas mais velhas podem apresentar cio seco.


As fêmeas têm cio até o final da vida. Não existe a "menopausa" nas cadelas.


Resumindo, o ciclo sexual das cadelas divide-se em 4 fases:


Proestro – manifesta-se pelo inchaço da vulva e corrimento de sangue. A cadela já atrai os machos, mas recusa a cópula.


Estro – fase durante a qual a fêmea aceita o macho. Nesta fase a vulva continua inchada, mas normalmente, o corrimento é bastante reduzido ou inexistente.


Metaestro – período da gestação, parto e lactação para as cadelas que efetivamente cruzaram. Neste período, algumas cadelas que não acasalaram apresentam sintomas de gravidez, é a chamada Gravidez Psicológica.


Anestro – período de descanso sexual, entre os dois cios.


Muito importante:


o Criar não é simplesmente juntar uma fêmea e um macho. Para o bem da raça, só se devem cruzar animais que:


- Tenham LOP


(caso contrário oficialmente são SRDs)


- Sejam manifestamente bons exemplares da raça, obtendo pelo menos 3 classificações de SG (sehr gut - Muito Bom) em exposições de beleza especializadas da raça.


- Preferencialmente tenham o caráter a aptidão da raça, o que pode ser aferido em provas de trabalho como o RCI. Um Rottweiler não é aquele que se parece com um Rottweiler e até é muito bonito. O verdadeiro Rottweiler parece-se com um e age como tal, demonstrando toda a sua força, equilíbrio, confiança e aptidão para o trabalho. Não esquecer nunca que esta é uma nobre raça de trabalho, antes de tudo.


- Tenham os despistes das doenças geneticamente transmissíveis excetuados por uma entidade veterinária idônea: nomeadamente a displasia da anca (coxofemoral) e do cotovelo. Uma ecografia ao coração ajuda igualmente a despistar possíveis problemas cardíacos.


Ninguém tem visão rx e os bruxos existem, mas nada percebem de cães, dizer-se "ha, mas eu vi os pais e são muito saudáveis e bonitos, correm e saltam, por isso não devem ter displasia" é um erro que mais tarde se paga muito caro. Alguns "criadores" valem-se da inocência dos compradores afirmando que os seus animais não têm displasia pois não têm sintomas. ERRADO. Há muitos casos de displasia cujos sintomas só se tornam visíveis mais tarde. O RX é a única forma de detectar a existência deste grave problema que tanto afeta a nossa raça.


- Para quem ainda pensa que criar dá dinheiro... Desengane-se. Fabricar é capaz de dar lucro, principalmente às fábricas de várias raças. Criar como ato de trazer algo de novo e melhor para a raça (dentro do estalão oficial que deve ser o objetivo de criação, já que a perfeição não existe, mas é sempre um objetivo a alcançar).


As despesas de alimentação cuidada, aquisição de bons exemplares, deslocações e estadias para provas de beleza, treino e deslocações para provas de trabalho, exames veterinários periódicos, valor da cruza, acompanhamento veterinário e alimentação especial durante a gestação, parto (sem contar com complicações), acompanhamento dos cachorros (sem contar com as complicações), vacinas e desparasitante...


Bem... é melhor para por aqui. Para fazer há que fazer bem feito, e não porque o milagre da vida é tão bonito e eu até gostava de ter um filhinho do meu cão/cadela.


Os canis municipais estão cheios de cães resultantes disso mesmo, e o nosso Portugal está cheio de Rottweiler que da raça, apenas têm o preto e o castanho.


o Uma cadela nunca deve ser cruzada antes da sua maturidade completa, que acontece por volta dos 24 meses, ou após o terceiro cio.


o Não é aconselhado que se cruze a cadela em todos os cios. Isso porque o processo de gestação, parto e amamentação é muito desgastante.


o Para aqueles que não desejam que a cadela acasale, o ideal é isolar a fêmea, este isolamento deve ser meticuloso, pois elas vão tentar arranjar maneira de se escapar. Não se deixe enganar pelas diferenças de tamanho entre machos e fêmeas. Nesta fase eles dão "um jeito" e tornam-se verdadeiros contorcionistas...


o A esterilização é uma excelente opção para quem não quer que a sua cadela tenha bebês. Uma vez esterilizada, a fêmea não terá o inconveniente do cio.


***************************************************
Auti=orizado a publicação por Cris Santana que faz um trabalho excelente na proteção dos animais

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A posse responsável reflete no comportamento animal

A posse responsável reflete no comportamento do animal


Aos que comungam com os princípios do Dia Nacional de Adotar um Animal, 4 de outubro, é importante ressaltar que a adoção deve ser realizada de maneira responsável.
A presença do dono é muito importante para que o animal se sinta feliz, caso contrário , se ficar muito tempo sozinho e preso , poderá sofrer de depressão.
A solidão poderá ocasionar uma alteração de comportamento, denominada ansiedade da separação. Alguns proprietários de cães e gatos desconhecem a razão porque o animal esta defecando em locais impróprios, escavando, mordendo objetos, rasgando roupas, arranhando móveis, uivando, com anorexia ou hiperatividade, e isto se deve a falta de atenção necessária.


O animal, às vezes, acaba até sendo punido pelos estragos causados, como se ele fosse culpado , quando a culpa é do proprietário, que não esta conseguindo compreender sua carência afetiva.
O carinho e a atenção são essenciais para a socialização dos animais de estimação. Quando filhote, após a separação da mãe e dos irmãos de ninhada, se dará início o período de socialização do animal (entre 2 e 4 meses), em que ele se ligará fortemente ao dono e às pessoas com quem tiver contato. A ligação implica numa relação de confiança e é a base fundamental do laço entre o proprietário e o animal de estimação. Como todo excesso traz malefício, o animal não deve ficar extremamente dependente do proprietário, isto propiciará o desenvolvimento de distúrbios comportamentais associadas à separação.
A mudança súbita no ambiente, decorrente de divórcio, falecimento e até a chegada de um novo membro na família influenciam no comportamento do animal.


O animal precisa ser tratado com equilíbrio, exercitando bastante o físico, recebendo treinamento correto para ser obediente, desfrutar de brinquedos adequados e passeios diários, para não se estressar e manifestar um comportamento indesejado.
O cão elege o seu proprietário, aquela pessoa que lhe inspira respeito e isso quer dizer autoridade e não violência. A firmeza nos gestos e na voz é que determinarão isso. Para ele, os habitantes da casa obedecerão a um escala de poder e caso ninguém tenha autoridade com ele, será ele quem assumirá a liderança, não obedecendo a ninguém.
Quando ele é esquecido pelos que convivem com ele, resmungará como se fosse um choro, pois se sentirá menosprezado. Pode perceber que se ninguém ligar para o resmungo dele acabará latindo para chamar a atenção.
A linguagem dos cães não é difícil de ser compreendida e, na verdade, é bastante simples. No contato com as pessoas, eles utilizam todos os recursos físicos para se comunicarem:


- Cabeça e orelhas viradas para uma determinada direção: significa que o cão escutou algum barulho e quer localizá-lo e identificá-lo;


- Cauda balançando para os lados: se ela estiver na posição normal, significa alegria;


- Cauda levantada: o cão está pronto para a briga com outro cão;
- Cauda levantada e balançando: quer dizer alegria e segurança;
- Cauda baixa: insegurança;
- Cauda parada: inquietude;
- Cauda entre as pernas: medo;
- Cauda entre as pernas: o cão está precisando de alguma ajuda, porque está “apertado” para fazer as suas necessidades;
- Cheirar o rabo de outro cão: é uma forma de conhecer outro cão e de cumprimentá-lo, além de o identificar pelo seu cheiro pessoal, produzido pela sua glândula anal, uma verdadeira “carteira de identidade”;
- Dar voltas e girar no mesmo lugar, antes de se deitar e, às vezes, arranhando o local (terra, tapetes, etc.), com as unhas: é um hábito adquirido dos seus antepassados selvagens que, assim, preparavam a sua “cama” para dormir e que, para isso precisavam amassar o capim e preparar o local para se deitar;
- Deitar de costas, com a barriga para cima: os cães agem assim quando:
1 – estão muito alegres e querem brincar “dizendo”, com isso, como estão felizes com a brincadeira;
2 – quando se sentem ameaçados, portando-se como seus antepassados selvagens, deitando-se de barriga para cima, para mostrar a cor clara do seu ventre, em sinal de submissão;
3 – quando brigam e perdem, tomam essa posição, “se entregando”, indicando que não querem mais brigar;
4- Ficar se esfregando no dono, principalmente na sua perna: significa que o cão que ser acariciado;
5- Dar “cutucadas” com o focinho: é a maneira de chamar a atenção da pessoa que está perto dele para, geralmente, pedir alguma coisa;
6- Lambidinha: é a maior prova de afeto que um cão, de qualquer idade, pode dar a uma pessoa, lambendo-lhe o rosto e as mãos;
7- Latir sem parar: significa que o cão está disposto a atacar algum intruso, homem ou animal, para defender o seu “território”, seus pertences, sua comida, sua fêmea, seu dono ou outra pessoa de sua família. Nesse caso, mostra os dentes, fica com a cara e o focinho franzidos e as orelhas para traz, mostrando que está pronto para atacar.
Adotar um animal é uma iniciativa muito importante, a força do amor incondicional é capaz de transformar uma vida, mas é para ter ao seu lado um companheiro muito saudável, é fundamental ter tempo para cuidar dele com carinho e dedicação.

4 de Outubro - Dia Nacional de Adotar um Animal


Plante a semente da caridade. Colha os frutos do amor!

Atrigo de Vininha F. Carvalho (Vininha F. Carvalho


Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista, atuando como defensora dos animais)

domingo, 15 de novembro de 2009

Texto retirado do site vivapets

"Cuidar de um animal faz parte da Posse Responsável. Prece de um animal Trata-me com carinho, querido amigo, porque não há nada no mundo mais agradecido do que o meu coração. Não machuque meu espírito com a vara porque, embora eu esteja lambendo suas mãos entre uma e outra pancada, a sua paciência e compreensão vão me ensinar mais rápido aquilo que você quer que eu aprenda. Nem sempre eu estou certo, mas estou sempre querendo perdoar e ser perdoado. Fale sempre comigo, pois a sua voz é a minha música mais doce, como você já deve ter percebido pelo abanar fogoso da minha cauda quando ouço seus passos. Por favor leve-me para dentro quando estiver frio e chovendo, pois sou um animal doméstico, não mais acostumado ao frio e à chuva. Peço-lhe nada mais do que o privilégio de sentar-me aos seus pés, ao lado do coração. Mantenha o meu pote cheio de água fresca, pois não posso falar quando tenho sede. Dê-me comida fresca para que eu fique bem e possa brincar e atender aos seus comandos, para andar ao seu lado e estar apto a lhe proteger com a minha vida, caso você esteja correndo perigo. Não posso falar quando preciso de cuidados médicos ou quando devo tomar injeções; olhe para mim e observe se estou indiferente, fugindo da comida e leve-me ao nosso amigo veterinário, para uma consulta periódica. E, meu amigo, quando eu estiver velho e não mais gozando de boa saúde, ouvindo e vendo mal, não faça nenhum esforço heróico para me manter vivo. Eu não vou estar me divertindo. Por favor cuide para que minha vida seja suavemente tirada. Devo deixar esta terra sabendo que meu destino sempre esteve seguro em suas mãos. Tudo que lhe peço é que fique comigo até o fim, segure-me firme e fale comigo até que meus ouvidos não mais ouçam e meus olhos não mais vejam. Os animais merecem todo o nosso carinho e amor. Assim como toda a natureza

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Esta foto é uma prova incontestável que o rottweiler tem domínio de sua força e consegue respeitar até uma " poderosa" pincher. Nesta casa, quem manda é ela , a Bisteca! O rottweiler Elvis, concorda sempre !

Esta foto é uma prova incontestável que o rottweiler tem domínio de sua força e consegue respeitar até uma " poderosa" pincher. Nesta casa, quem manda é ela , a Bisteca! O rottweiler Elvis, concorda sempre !




O rottweiler tem um temperamento especial, que facilita muito o seu adestramento. A raça foi desenvolvida ha aproximamente 2000 anos, mas, passou a ser mais divulgada, nos anos 70, quando teve um papel relevante no filme "A Profecia", onde foi apresentado na forma de cão, como o protetor do "Anticristo".



Alguns anos depois, a Rede Globo levou ao ar a novela "Vamp", na qual o rottweiler era também apresentado sob o estigma da violência, sob a forma animal do vampiro "Vlad".




A raça ficou associada ao comportamento agressivo. É lastimável que pessoas pouco esclarecidas se baseando na ficção, sem buscar o devido embasamento científico e conhecimentos técnicos, passaram a promover uma imagem muito negativa, que não faz jus a estes animais, que tantos benefícios oferecem aos humanos, como seus protetores, companheiros ou simplesmente amigos, quando tratados com amor e respeito.




O rottweiler tem um temperamento firme e forte, que precisa ser trabalhado através do adestramento para um perfeito convívio. Comportamentos inadequados como liderança mal estabelecida e tratamento agressivo, são alguns dos problemas que muitos animais enfrentam. Muitas vezes, esses incômodos são gerados por uma conduta inadequada dos donos que descaracterizam o animal. O animal sente e reage de acordo com os estímulos dados por seu dono.O processo de treinamento do animal está diretamente relacionado a dedicação empregada na sua educação.




Pessoas que criaram o animal desde pequeno e, que ao receberem visita na sua residência, o prendem no canil, certamente terão um rottweiler um pouco mais agressivo, não pelo fato de haver algum erro na genética do cão, mas pelo fato de ele não estar acostumado a ter contato com estranhos.




O rottweiler é considerado adulto, isto é, amadurecido em seu instinto, por volta dos 28 a 36 meses. Ele deverá saber que está submisso ao dono, sendo assim, o dono é quem o controla.





Estes cães têm uma enorme necessidade de ter e ver todas as posições hierárquicas claramente definidas e ocupadas. A função do líder da matilha abrange as mais diversas atividades que vão desde a demarcação, vigilância do território, segurança, guarda e proteção de toda a matilha, bem como a manutenção de cada participante dentro da sua posição hierárquica. O líder não aceita ameaça, desafio e insubordinação. Se for não treinado adequamente, as conseqüências serão imprevisíveis.





Sob o ponto de vista dos cães, nós humanos, somos vistos também como caninos, formamos uma só matilha. O cão na realidade é um reflexo do dono, portanto em 80% dos casos, é largamente influenciado pelo meio em que vive e pela forma com que é direcionado.






Para obter um resultado positivo, é preciso mais do que controlar o instinto dos cães. Deve-se preparar e educar quem quer ter um animal. Animais têm vida, sentimentos e necessidades físicas. Por isso é muito importante realizar o adestramento na época correta, enquanto filhote, visando ter um cão equilibrado.





Os proprietários devem ser responsabilizados pelo comportamento dos seus animais, pois as condutas e adestramentos absolutamente inadequados que esses proprietários aplicam nesses animais, é que os tornam violentos e agressivos. Um cão adestrado é uma companhia muito agradável. A natureza não produz animais maus. Os animais não atacam por prazer, e sim quando se sentem ameaçados.




A característica mais marcante no comportamento destes cães é afeição pelo seu dono. Dispondo de tempo e recursos, procure participar de competições como agility e obediência, o que transformará você e seu cão numa dupla inseparável.Lembre-se de que na proteção e na guarda você estará estimulando o cão a fazer o que gosta: proteger você e seu território. Animais só atacam seus donos quando foram maltratados ou ignorados.




O temperamento de um cão primeiramente é comportamento herdado (instinto), com mudanças, por desenvolvimento desse comportamento (amadurecimento) em suas vidas, aliados ao meio (habitat) e ao treinamento apropriado, formando assim seu caráter.




O rottweiler precisa de carinho e muito espaço para correr, brincar, nadar, enfim, se sentir livre para ter ações próprias, naturais ao seu instinto




Um animal bem tratado, não pode receber punição violenta e necessita ter uma vida ativa, jamais estressante ou depressiva. A ferocidade incontrolável é fruto do despreparo no manejo e, até, da intenção do dono em fazer do animal uma arma.





O dono é responsável pela atitude do animal e não o contrário. Nenhuma raça de cão nasce com instinto de atacar o homem.




Devemos nos abstrair da mídia sensacionalista, analisar e reconhecer as verdadeiras características desta maravilhosa raça. Quando ocorrer um acidente, é necessário concentrar a atenção para a causa. Constatará que na quase totalidade das vezes a culpa é do responsável pelo cachorro. Pessoas violentas, tendem a desenvolver cães violentos. Cruzamentos irresponsáveis, que geram cães desequilibrados, também contribuem para difamar a raça.




Dicas de convívio:




- Aprenda a ter controle sobre o seu cão;




- Treine-o para identificar os seus comandos;





- Ele precisa ser socializado, permita que ele conheça outros cães e pessoas diferentes;





- Desenvolva a cumplicidade e a amizade entre voce e seu cão;




- O ideal é que o dono seja maior de 18 anos e condições de realizar o manejo, o tratamento e custear as despesas para garantir sua alimentação e visitas ao veterinário.







Foto: Dra. Roberta Moratore


Postado por Vininha F. Carvalho às 06:40 0 comentários

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mais uma informação importante de Guilhermo Coelho adestrador USA

Cachorros que lambem


O cachorro usa sua língua para explorar e conhecer o mundo. Sua língua é tão útil como nossos olhos e mãos são para nós. Eles a usam para sentir o gosto das coisas, e também para explorar a presença de outras pessoas e animais, para mostrar submissividade e para demonstrar que eles gostam de sua companhia e amizade.


Lamber é uma atitude absolutamente normal para os cães mas alguns simplesmente vão longe demais. Alguns cães perseguem seus donos em todos os lugares sempre lambendo suas pernas e mãos e, se tem uma chance, seu rosto também. E tudo isso, porque eles querem dizer que te amam.


Mas normalmente as lambidas podem carregar mais significado do que simples afeto. É muito fácil saber se ele está te lambendo para mostrar afeto: em geral, ele vai estar relaxado, feliz e de bom humor. Bons exemplos são quando você chega em casa depois de um longo dia de trabalho, ou quando vocês dois estão deitados vendo televisão e ele começa a te lamber.


Uma outra razão cachorros lambem os donos repetidamente é porque estão ansiosos e estressados. Se ele estiver infeliz ou tenso, esta é uma das maneiras comuns que ele pode escolher para te mostrar isso. Alguns cachorros lambem a si próprios, outros lambem você. Não é difícil para você identificar as causas desse estado de ansiedade: O seu cachorro está recebendo atenção e estímulo suficiente? Ele está se exercitando com frequencia? Está tendo tempo suficiente para ir para fora de casa farejar, explorar o mundo ou simplesmente brincar? Você lhe dá atenção suficiente quando está em casa ou apenas o comprimenta rapidamente e segue com a rotina do dia-a-dia?


Esses são aspectos a considerar se seu cachorro vem demonstrando esse comportamento de lamber excessivamente. Dependendo das circumstâncias e da qualidade de vida do seu cão, você pode precisar fazer alguns ajustes na sua maneira de lidar com ele para diminuir a lambeção. Talvez você precise vir para casa mais vezes durante o dia, talvez acordar meia hora mais cedo de manhã para dar uma boa volta com ele antes de sair para trabalhar (isso varia muito em cada cachorro, mas a maioria deve se exercitar ao redor de uma hora e meia por dia). Talvez você só precise passar mais tempo com ele durante a noite, brincando, adestrando, escovando ou apenas fazendo companhia um ao outro.


Considerando estes dois motivos apresentados anteriormente, se você quiser diminuir esse comportamento em seu cão, um mudança na sua linguagem corporal é uma maneira eficaz de conseguir isso. Você deve parar com a sua demonstração de afeto para ele entender que você não gosta disso. Quando ele começar a te lamber, levante-se imediatamente e vire-se de costas para ele. Os cães compreendem sua linguagem corporal muito melhor que a verbal, portanto não olhe para ele nem diga nada, apenas o ignore completamente.

Fonte de pesquisa :

www.AdestradorAmigo.com









Informações importantes de Guilhermo Coelho Adestrador nos USA

Hoje eu queria falar de um aspecto da educação do seu cachorro que
é uma coisa relativamente nova até para mim.


Você sabe que os cachorros descendem dos lobos. Más mesmo tendo
sido domesticados há bastante tempo, eles ainda tem algumas
características semelhantes aos lobos, ainda olham e interpretam o
mundo a seu redor de uma certa forma como os lobos faziam.


Seu cachorro também está olhando o tempo todo para você e
interpretando seus atos com essa mesma bagagem genética de milhares
de anos. Ele vê você como parte de sua matilha, e está o tempo todo
avaliando sua liderança, como os lobos fazem. Ele pode perceber
claramente que você é o líder da matilha ou achar que ele é o líder. Isso
vai depender do seu comportamento.




Essa avaliação que seu cachorro faz da sua liderança vai afetar a
maneira como ele se comporta e como ele entende e obedece os seus
comandos.


Uma forma de mostrar quem está na liderança é o princípio de que:
Nada é de Graça na Vida de um Cão!


Desde pequeno, faça seu cachorro "trabalhar" para obter os pequenos
confortos da vida. Ele tem que fazer por merecer, e tem que entender
que VOCÊ controla o que ele recebe ou não.


Se estiver bem claro para o seu cão que tudo que ele quer será obtido
de você ou das pessoas da sua família, os problemas de comportmento
(como a desobediência e agressão) vão desaparecer.


Seguem abaixo três técnicas simples que você pode fazer desde
pequeno com seu cão:


Comece mandando seu cachorro sentar para que você faça
carinho nele. Assim você evita que ele fique super-animado toda
vez que você chegar perto e comece a pular, morder, etc.
Quando for sair de casa, faça ele antes ficar no lugar e só sair com
a sua permissão. Você é o líder, você passa primeiro pela porta.
E também vai evitar muitas fugas desnecessárias.




Treine-o a deitar-se na sua caminha antes de vir cumprimentar
suas visitas. Assim ele vai estar em um estado de espírito mais
calmo e controlado quando alguém estranho chegar em casa e
não vai ficar latindo ou pulando feito louco.




Se você fizer seu cão pedir permissão para fazer as coisas que ele
quer, você estará estabelecendo sua liderança e ele ficará muito mais
calmo e obediente.


Guilhermo Coelho