quarta-feira, 7 de abril de 2010

DOENÇAS COMUNS EM CÃES

6 PROBLEMAS DE PELE COMUNS NOS ANIMAIS
WWW.VIVAPETS.COM




Os problemas de pele são extremamente incomodativos para os animais. As alterações na pele e pêlo podem ter uma grande variedade de causas, mas os sintomas são bastante semelhantes.


Não é difícil perceber que um animal está com problemas de pele: vermelhidão e prurido, comichão, são geralmente os sintomas mais perceptíveis. Contudo, identificar a doença não é tão imediato como descobrir os sintomas. Alguns problemas de pele são difíceis de diagnosticar e a grande maioria requer um tratamento que se prolonga por bastante tempo. Paciência é o que se requer quando se trata de doenças tão incomodativas.


As principais doenças de pele que se manifestam nos animais de estimação, tipicamente, cão e gato, são:
1 - Parasitas externos As pulgas são a principal causa de problemas de pele. Estes animais sugam o sangue deixando para trás pequenas marcas, ou borbulhas. Alguns animais fazem alergia às picadas de pulgas o que desencadeia uma reação mais marcada.


Carraças e ácaros são outros parasitas externos aos quais convém estar atentos. Os parasitas externos quebram a barreira protetora da pele e podem por isso causar infecções bacteriológicas. A prevenção é a melhor forma de lidar com estes invasores indesejados. Consulte o veterinário para saber qual o produto e dose indicada de desparasitante a aplicar no animal.


A sarna é também causada por ácaros. Existem dois tipos de sarna, a demodécica e a escabiose, causadas por dois ácaros distintos. Esta última pode ser transmitida entre cães, gatos e humanos.
2 - Alergias


As alergias manifestam-se nos animais de forma muito semelhante ao modo como se manifestam nos humanos. Zonas vermelhas, comichão ou prurido e perda de pêlo são os principais sintomas. A alergia à picada de pulga é a mais comum nos animais, mas existem outros produtos conta á alergia capazes de alterarem o estado da pele.


Ácaros, bolor e pólen compõem os mais comuns inaláveis responsáveis pelas alergias atópicas. Menos comuns são as alergias alimentares que os animais desenvolvem em relação, sobretudo a alimentos proteícos, tais como a carne, o ovo e a soja. Existem ainda alergias mais raras das quais por vezes é difícil descobrir a origem. As alergias por contacto são um exemplo disso, há animais que têm alergia quando tocam em determinados materiais, tais como a lã.


Descobrir o que desencadeia a alergia no animal é muito importante para conseguir combater as reações do sistima imunitário, já que o segredo para acabar com as alergias é diminuir a exposição do animal ao alérgeno. Assim, acabar com pulgas, manter a casa livre de ácaros ou alterar a dieta do animal é o caminho a seguir conforme o tipo de alergia. Nos casos mais complicados, como por exemplo, com os alérgenos inaláveis, os animais podem necessitar de medicamentos, tais como anti-histamínicos, ou banhos com produtos especiais.
3 - Infecções bacterianas/ Pio dermites


Geralmente surgem quando o cão tem outro problema de pele, por exemplo, uma pulga ao furar a pele pode injetar bactérias na corrente sanguínea. Mas de entre os problemas de pele, a alergia é talvez a que mais causa infecções bacterianas. Assim, é importante tratar a pio dermite, mas também descobrir o que a originou, para evitar que possa reaparecer.
4 - Micose


As micoses são infecções causadas por fungos. São transmitidas entre animais e podem também ser passadas ao homem. O diagnóstico é feito através da cultura de uma amostra de pele e da análise ao microscópio. O tratamento é geralmente feito com base em antifúngicos e banhos com produtos especiais.
5 - Alterações hormonais


Os problemas de pele podem ser causados por alterações hormonais desencadeadas por outras doenças, tais como o hipotiroidismo ou a diabetes. Visto tratar-se de uma doença secundária, a solução passa pelo tratamento da doença principal.
6 - Doenças auto-imunes e imunomediadas


Existem várias doenças auto-imunes e imunomediadas que causam alterações na pele e pêlo dos animais. Estas condições são raras, mas já há muita literatura sobre as mesmas. Entre estas doenças, as que mais se encontram em cães e gatos são o pênfigo e o lúpus.




Os problemas de pele necessitam de ser diagnosticados por um veterinário. Não hesite em levar o seu animal a um médico para ser observado se encontrar

Nenhum comentário: