terça-feira, 29 de maio de 2012

ADOTAR FAZ BEM


Parabéns! Acabou de adotar um cãozinho abandonado. Como viveu toda a sua vida na rua, ele não está treinado para a vida doméstica. Parece que o seu divertimento favorito é fazer xixi em todos os cantos da casa despreocupadamente. Mas não desespere porque com alguma paciência tudo se resolverá.

Para um dono que nunca tenha treinado um cachorro, pode parecer que a tarefa vai ser fácil ou que o animal não precisa de treino nenhum. É obvio que isto não corresponde à verdade, especialmente se  trata de um animal que nunca tenha vivido em casa.

E o que pode acontecer?
Muitas vezes quando o dono leva o cão a passear para ele fazer as suas necessidades, ele limita-se a fazer uns pinguinhos aqui e ali. Logo que regressa a casa parece descarregar tudo de uma vez! Porque é que eles se comportam desta forma?

Geralmente não é aconselhável que regresse a casa logo que o seu animal tenha feito as suas necessidades. Se o seu cão gosta de passear (e qual é que não gosta?) pode interpretar o regresso a casa como um castigo. Assim vai tentar atrasar ao máximo o regresso, urinando umas pingos aqui e ali. Quando ele tiver feito as suas necessidades continue o passeio durante mais algum tempo. Desta forma ele já não vai associar o ato ao regresso a casa. A associação negativa deixa de existir.

Tempo e paciência
Tal qual os bebês humanos, os cachorros bebês não entendem a diferença entre "fazer" dentro de casa ou fora. Trata-se de uma ação involuntária natural com a qual nunca se tiveram de preocupar. Por isso quando lhe faltar a paciência, tente colocar-se na pele do seu cachorro e imagine como ele deve sentir-se confuso. Lembre-se que o seu cão, apesar de todas as suas virtudes, não pode sempre fazer exatamente o que o dono quer. Nunca deve bater-lhe ou esfregar-lhe o focinho na porcaria para o "ensinar". Para além de ser cruel só vai assustá-lo e ensina-lo a ter medo de pessoas.

Por vezes, por ansiedade ou porque se assustou, ele poderá descuidar-se. Acontece aos melhores! Tente sempre utilizar a técnica da associação positiva e felicitar o seu cão (dando-lhe um biscoito, etc) quando ele faz as necessidades onde é suposto. Não se esqueça que os cães adoram agradar ao seu dono e receber elogios dele.

Afinal, ensinar e treinar, faz parte do encanto de ter um animal de estimação. E a experiência de o fazer é sempre gratificante.


Nenhum comentário: