terça-feira, 5 de outubro de 2010

Texto cedido pelo site http://rottweilers.marcogaspar.net

Saúde


Os rottweilers costumam viver cerca de dez anos. Infelizmente, raças de porte maior não vivem tanto quanto as raças menores. No entanto, boa alimentação, exercício regular, conforto e limpeza ajudam a manter a saúde de seu cachorro. De um ponto de vista exclusivamente financeiro, faz sentido ter um cachorro saudável, pois pode-se gastar muito em veterinário com um animal que esteja sempre doente.
Cuidados básicos
ESCOVAÇÃO


A pelagem do rottweiler não requer muitos cuidados. Eles trocam de pêlo, mas o processo não dura muito. O ideal é pentear e escovar o pêlo rapidamente uma vez por dia. Se isto não for possível, tente fazê-lo de duas a três vezes por semana, mas quando o cachorro estiver trocando de pêlo, faça-o diariamente.
UNHAS


Devem estar sempre curtas. Unhas compridas podem causar o achatamento das patas, o que por sua vez predispõe a machucados. Corte as unhas com alicates do tipo guilhotina, mas tome cuidado para retirar apenas a ponta das unhas, pois do contrário poderá provocar sangramento e dor. Você também pode limar as unhas com uma lima de carpinteiro até que uma pequena parte do branco/cinza fique visível no centro da unha (pare neste ponto!).


DENTES


Não deixe que o tártaro se acumule nos dentes do animal. Isso provoca não só mau hálito, como também problemas de gengiva. Para evitar a formação de tártaro, dê ao rottweiler, ocasionalmente, ossos com tutano ou biscoitos duros para ele mastigar . Também existem escovas e pasta de dentes especiais para cachorros.




BANHO


Não se devem dar mais banhos que os necessários, pois a imersão muito frequente pode ressecar a pelagem. Certifique-se de que a água do banho esteja apenas morna (faça um teste com seu cotovelo) e seque totalmente o cachorro. Se tiver de dar um banho frio, deixe o animal dentro de casa por algumas horas, para que ele seque completamente.

Nenhum comentário: