domingo, 7 de junho de 2009

História e Características Gerais da Raça

O Rottweiler já era utilizado pelos soldados romanos para acompanhar e guardar os rebanhos de gado, desde o primeiro século, nas viagens que eles faziam pela Europa. Também era comum ver estes cães puxando pequenas carroças e carregando as bolsas de dinheiro atadas aos seus pescoços. E quem seria o maluco de tentar tirar o dinheiro de lá?
Nesta época, a cidade de Rottweil, na Alemanha, era o principal centro de comércio de animais da Europa e é de lá que estes majestosos animais ganharam seu nome e fama.
Mas nem sempre eles foram tão populares assim. Quando a tecnologia trouxe meios mais baratos e rápidos para transportar mercadorias, como por exemplo as ferrovias, o Rottweiler praticamente desapareceu. Graças a criadores apaixonados e dedicados a raça foi salva da quase extinção e se tornou novamente popular no início do século 20, sendo reconhecida pelo American Kenel Club em 1930 e pelo Kenel Clube da Grã Bretanha em 1936.
Usado largamente como cão de guarda em todo o mundo, uma outra característica de trabalho do Rottweiler que poucos conhecem é seu magnífico desempenho como cão pastor. Criadores e treinadores de cães para este tipo de trabalho são unânimes em dizer que o Rottweiler é um pastor nato e que não precisa ser "treinado" para executar esta função. Basta reforçar os comportamentos desejados, que aparecerão instintivamente, e um Rottweiler irá trazer o gado, ovelhas ou perus para o seu mestre. Ainda sobre a habilidade destes cães em pastorear animais, um Rottweiler que seja usado para este fim saberá dosar a agressividade necessária para manter os animais na linha.
Assim, se ele estiver pastoreando gado, o cão pode se utilizar de mordidas nos calcanhares ou focinho das rezes para guia-las. Se, por outro lado, os animais a serem conduzidos forem ovelhas, patos ou perus, O Rottweiler irá apenas usar o seu tamanho e presença para controlar o rebanho.
Rottweilers também são ótimos companheiros, especialmente para quem gosta de competições. Nos Estados Unidos eles são detentores de diversos prêmios em competições de obediência, rastreamento e tração. "Agility", no entanto não é o forte desta raça já que, freqüentemente, raças menores e mais leves conseguem fazer o percurso em menos tempo.
Tamanho - Machos: de 60 cm a 68 cm; Fêmeas de 55 cm a 63 cm (na cernelha).
Peso - em torno de 50 quilos.
Aparência: Corpo forte e vigoroso; movimentos soltos e energéticos

Nenhum comentário: