quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cães: funcionamento e formato do cérebro variam conforme raça


Criação de novas raças pode ter alterado capacidade olfativa de cachorros

·       A região do cérebro que controla o olfato mudou em Chihuahuas e outros cães de focinho curto, devido à reprodução
Por milhares de anos o homem alterou tamanho, formas e cores de cães por meio da seleção artificial. Mas de acordo com nova pesquisa parece que nós também reordenamos o cérebro dos cachorros, ao produzir novas raças. 

Um estudo de neuroimagem examinou 11 esqueletos de 11 raças diferentes de cão, tanto cães de focinho comprido, quanto cães de focinho curto, e descobriu que o cérebro de muitas raças de focinho curto pode ter sido inclinado para a frente até 15 graus.

Além disso, nestas raças a região do cérebro responsável pelo o olfato, o chamado bulbo olfatório, se alojou para baixo em direção à base do crânio, talvez alterando significativamente a fonte olfativa de cães, dizem os pesquisadores.

Desde que os primeiros lobos foram domesticados, cerca de 12 mil anos atrás, “ a seleção artificial tem produzido muita variação anatômica, mas provavelmente a mais importante está na forma do crânio”, disse Michael Valenzuela, neurocientista da Universidade de New South Wales na Austrália, e que integrou a equipe de pesquisadores.

Ainda não está claro se a inclinação do cérebro e o movimento do bulbo olfatório dos cães de focinho curto tem afetado sua habilidade de sentir cheiros, mas Valenzuela e seus colegas perceberam que este tipo de cão é normalmente mais utilizado trabalhos que envolvam o olfato. 

"Nós sempre pensamos em cães vivendo em um mundo de cheiro - mas esta descoberta sugere que este cenário pode ser muito diferente de um cão para outro", disse Paul McGreevy, da Universidade de Sydney. 

Os cientistas acreditam que as mudanças no cérebro podem ter alterado o sentido olfativo de cães é afetando uma parte do cérebro chamado o rota migratória rostral, ou RMS. Outros estudos, no entanto, têm sugerido que a RMS é importante para a sensação normal de cheiro.


Fonte de pesquisa :http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-01-23/estudo-genetico-explica-por-que-cao-e-o-melhor-amigo-do-homem.html

Cães conseguem entender as intenções de seus donos


“Concluímos no estudo que cães devem compreender alguns aspectos da comunicação humana e parece que a comunicação ostensiva de humanos facilita atitudes receptivas no cachorro (da mesma forma que em bebês da fase pré-verbal)”, disse ao iG, József Topál, do Instituto de Pesquisas Psicológicas da Academia de Ciências da Hungria e um dos autores do estudo publicado no periódico Current Biology.
Especialistas acrediatm ter encontrado a resposta para o fato de donos tratarem seus cães como bebês
Topál acredita que esta habilidade dos cães explica porque muitas pessoas tratam seus bichos de estimação como se fossem bebês. “As pessoas intuitivamente reconhecem que há uma relação funcional entre alguns aspectos na habilidade de comunicação de cães e bebês”, disse.

O estudo usou o mesmo método utilizado em pesquisas anteriores com bebês. Durante os testes, os cães assistiram a um vídeo de uma pessoa que se direcionou para um dos dois potes de plástico da cena enquanto um rastreador ocular capta a reação do cão. Num primeiro momento, a pessoa olhou diretamente para um dos potes, dizendo "oi, cão" com uma voz estridente. Depois, a pessoa fez o mesmo só que com entonação mais suave e sem contato visual. Os testes mostraram que os cachorros tendiam a olhar mais para o pote na primeira situação, quando a pessoa demonstrava a intenção de se comunicar.

De acordo com os pesquisadores, ainda não se sabe se os cães contam com caminhos semelhantes ao dos cérebro dos bebês para processar estas deixas. "Com o rastreamento ocular, tivemos uma primeira experiência sobre como a mente dos cães está trabalhando e processando os estímulos, levando em conta que a direção e o tempo do movimento do olho indica o interesse especial da mente”, disse 
Topál pretende agora usar novas técnicas para poder aprofundar o processo mental dos cachorros.
Fonte de pesquisa :http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-01-23/estudo-genetico-explica-por-que-cao-e-o-melhor-amigo-do-homem.html



Estudo genético explica por que cão é o melhor amigo do homem


Pesquisadores descobriram que capacidade de digerir amido pode ter tornado possível a domesticação dos cachorros
Maria Fernanda Ziegler | 

          
Åsa Lindholm
Cães conseguem digerir amido de modo mais eficientes que os lobos
Pesquisadores descobriram que as adaptações que permitiram com que cachorros conseguissem digerir carboidratos foram cruciais para a domesticação dos animais. Para chegar a esta conclusão, uma equipe de cientistas suecos comparou os genomas de cães e lobos e identificou 36 regiões com genes relacionados ao desenvolvimento cerebral e ao metabolismo do amido.
Fonte de pesquisa :http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-01-23/estudo-genetico-explica-por-que-cao-e-o-melhor-amigo-do-homem.html

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mande as fotos de seu rottweiler

Olá pessoal todo ano convidamos os visitantes que enviem as fotos de seu rottweileres para postarmos no nosso blog.Dessa vez estamos começando mais cedo para tentarmos alcançar um grande número de participantes. Para participar, pode mandar quantas fotos quiserem para o e mail gaburri2099@hotmail.com. Pedimos as pessoas que enviarem que descreva uma pequena história sobre o cão ou cadela . Eu como administrador do blog garanto que as fotos como sempre não serão utilizadas em outro lugar sem ser nas postagens aqui do blog e pedimos que as pessoas passem a seguidor do blog para acompanhar suas fotos no blog. Então o que você está esperando para mandar as fotos. Estamos aguardando. Obrigado João Batista adm. do blog rottweilerumcaopanheiro



Hello guys every year we invite visitors to submit photos of their rottweileres to postarmos blog.Dessa in our time we are starting earlier to try to reach a large number of participants. To participate, you can send as many photos as you want to e mail gaburri2099@hotmail.com. We asked people who send you describe a little story about the dog or bitch. I like the blog administrator guarantee that photos as usual will not be used elsewhere without being in the blog posts here and ask that people will blog follower to accompany your photos on the blog. So what are you waiting for sending the photos. We are waiting. ThanksJoão Batista adm. Blog rottweilerumcaopanheiro

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Homem que arrastou rottweiler por ruas de Piracicaba é condenado


  1. Cachorro morreu em novembro do ano passado



O homem que arrastou um cão da raça rottweiler por ruas de Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, foi condenado a seis meses e 20 dias em regime aberto. O caso aconteceu em novembro de 2011. O cachorro morreu.
O Centro de Zoonose da cidade foi responsável por entrar com um processo contra ele. Além da pena, ele terá que pagar uma multa de R$ 9.800 e prestar serviços comunitários no canil do município durante o período da pena.
O cachorro chamava Lobo e tinha sete anos. Ele já havia tido uma de suas patas amputada e ficou um longo período internado.
O condenado era dono do animal e disse que tudo não passou de um acidente. Ele informou ainda que vai recorrer da decisão judicial.
Ps:: Acredito que de agora em diante as pessoas vão pensar antes de fazer brutalidades com animais . E a pena  poderia ser maior , mais fica de bode expiatório pra quem faz esses tipos de coisas. (João Batista).

Fonte pesquisa :http://noticias.r7.com/sao-paulo/homem-que-arrastou-rottweiler-por-ruas-de-piracicaba-e-condenado-10012013




quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cães com remelas, problemas à vista?


Cães com remelas, problemas à vista?

Secreção nos olhos dos cães pode ser sinal de infecção, inflamação ou alergia


Após uma boa noite de sono, é comum que os cães acordem com o canto dos olhos cheios de uma sujeirinha bem conhecida: a remela. Porém, muitas vezes um vazamento bastante semelhante a ela – mas com complicações à saúde do bichinho – pode passar despercebido pelos donos. Existem casos em que as secreções não são sinais de uma bela noite de sono, mas sim de que há algo mais a ser investigado. Podem ser indícios de uma infecção, alergia ou inflamação nos olhos.
O médico veterinário especializado em oftalmologia canina, João Alfredo Kleiner, do Hospital Veterinário São Bernardo, explica que é preciso apertar o botão de alerta ao menor sinal de sujeira nos olhos do pet. Nem sempre são de pouca importância. “Ela deve ser avaliada o quanto antes. Aparece nos quadros de uveítes (inflamações nos olhos), glaucomas (doença grave causada pelo aumento da pressão intraocular) e traumas, por exemplo”, diz.
Saiba mais
Doença ou sujeira?
Nem sempre olhos sujos são sinais de problemas. Muitas vezes indicam apenas a necessidade de limpeza da região. Para diferenciar, o médico veterinário Augusto Campos, da clínica veterinária Ossos e Focinhos, dá dicas. “Geralmente as secreções mais sérias têm um aspecto mais denso, viscoso e cheiro um pouco mais forte. Já as sujeiras (remelas) são parecidas com as dos humanos e aparecem em menor quantidade.”
Quando se tratam de sujeiras, a limpeza deve ser feita para evitar infecções. “O dono pode limpá-la com um algodão molhado em soro fisiológico ou água. O melhor período para fazê-lo é pela manhã. Uma limpeza semanal basta”, diz. Mas se ainda restar dúvida, são os veterinários que devem respondê-la.
“Caso o dono não consiga diferenciar se é uma sujeira ou uma secreção mais séria, o melhor a fazer é levar o pet a uma clínica.”
E os problemas não se resumem a esses. Existem diversos outros fatores que causam secreções. Desde o atrito da pelagem com o olho do animal à conjuntivite. Não existe exceção à regra: qualquer raça está sujeita. Porém, os problemas acontecem mais frequentemente em poodles, lhasas, cocker spaniels, shih tzus, cane corsos, beagles, rottweilers, pugs, pequineses e sharpeis.
Para algumas dessas raças, pode haver ainda um desdobramento. No casos de pets de pelagem clara – sobretudo das raças poodle, maltês, lhasa apso e bichon frisê –, quando essas se­­cre­ções acontecem há um extravasamento no canto do olho que gruda nos pelos e na pele. Isso causa uma mancha no animal. “São as chamadas ‘manchas da lágrima’. Elas podem causar infecções e inflamações também nessa região da pele, as dermatites”, diz Kleiner.
Tanto as secreções quanto as manchas de lágrima são mais comuns em dias quentes, afirma a médico veterinário também especialista em oftalmologia canina, Augusto Campos, da clínica veterinária Ossos e Focinhos, de Ponta Grossa. “Esse é o período em que os problemas oculares mais atingem os cães. O ar seco é ambiente propício para reações alérgicas e inflamatórias. Deve-se redobrar a atenção em semanas com temperaturas acima de 25° C”, diz.
Visita ao médico
Para resolver o problema, o ideal é levar o pet ao veterinário. “Como há várias razões para esses vazamentos, é preciso saber a causa exata para fazer um diagnóstico adequado”, diz Campos.
Ao dono, cabe estar atento aos sinais. “A melhor dica é: quando perceber qualquer sinal de irritação ocular (vermelhidão), secreções em excesso, dor nos olhos (o cão não consegue abri-los com facilidade) ou perda de visão, deve-se imediatamente procurar ajuda”, diz João Kleiner. “O tratamento rápido e eficaz nas doenças oculares é essencial no sucesso terapêutico e na preservação da visão do pet.

Fonte de pesquisa :http://www.gazetadopovo.com.br/viverbem/animal/conteudo.phtml?id=980129&tit=Caes-com-remelas-problemas-a-vista

sábado, 5 de janeiro de 2013

Homem é preso por tentar enforcar cachorro e morder seu dono nos EUA

Um homem de 20 anos foi preso em Miami (Flórida) depois de ter sido surpreendido nu em um quintal tentando enforcar um cachorro, da raça rottweiler. O intruso ainda tentou morder o dono do cão e os policiais que chegaram ao local para tentar acabar com a confusão
.Depois de ser surpreendido no quintal de uma casa do bairro de Little Haiti tentando enforcar o cachorro da família, o agressor atacou a mordidas o dono do animal, que reagiu atirando no pé dele. Nem mesmo o pé ferido diminuiu a violência do intruso, e quando a polícia chegou, ele também tentou morder os agentes, informou o jornal local El Nuevo Herald.
O homem foi identificado pela polícia como Jeffrey Delice, de 20 anos, que já tem passagem pela polícia por posse de drogas e roubo a mão armada. Delice foi levado para o Hospital Jackson Memorial, e será indiciado por resistir à prisão com violência, por atentado ao pudor e por maus-tratos com animais.
O incidente lembrou o dramático caso do chamado "canibal de Miami", ocorrido em 2012, quando um homem nu, em plena luz do dia, em uma ponte próxima às praias da cidade, comeu grande parte do rosto do indigente Ronald Poppo, que atualmente está em fase de recuperação, cego.

Fonte de pesquisa : http://br.noticias.yahoo.com/fotos/cachorro-agredido-era-ra%C3%A7a-rottweiller-photo-153837663.html


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Começamos o ano de 2013 com o pé direito



Conseguimos até hoje no Concurso do Top 30  o décimo lugar geral. Isto nos fortalece a cada dia continuarmos nossos trabalhos defendendo os animais . Agradeço a quem votou de coração Abraços João Batista adm do blog 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Homem mata cachorro com tapas e socos em Garça, SP

Infelizmente nesses dias que antecedem o Natal., o nascimento do Menino Jesus , temos que soltar uma mensagem que até agora estou tentando entender a fúria desse ser , se é que posso chamar de humano e o pior é que vai responder em liberdade. Vejam a matéria; abaixo:



Ele deve responder em liberdade por crueldade contra animais.
Animal teve o pescoço quebrado em ataque de fúria do dono.
Do G1 Bauru e Marília

Um homem de 39 anos foi detido depois de matar o próprio cachorro nesta quarta-feira (24) no bairro Vila Willians, em Garça (SP). Uma vizinha viu a agressão e acionou a Polícia Militar. Segundo a PM, o homem chegou em casa e foi avisado pelo filho que um de seus cachorros, da raça pinscher, havia matado o próprio filhote.  

Em um ataque de fúria, ele agrediu o animal com socos e tapas. O cachorro teve o pescoço quebrado com as agressões, segundo informações do Boletim de Ocorrência. Ainda de acordo com o registro da ocorrência, essa não seria a primeira vez que o suspeito encontrava um filhote morto pelo próprio cachorro.
De acordo com informações do delegado Bolivar dos Santos Júnior, da Polícia Civil, o agressor foi levado à delegacia, ouvido e liberado. "Ele vai responder em liberdade por crueldade contra animais, já que o crime é de menor potencial ofensivo", explicou o delegado. A pena para esses casos varia de dez dias a um mês de prisão.



Fonte de pesquisa: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/10/homem-mata-cachorro-com-tapas-e-socos-em-garca-sp.html

Nós do blog rottweilerumcaopanheiro desejamos a todos que nos ajudaram a manter nosso blog



Nós do blog rottweilerumcaopanheiro gostaríamos de agradecer a todos que visitaram , tornaram- se seguidores , os que enviaram comentários os que mandaram fotos de seus rotts enfim a todos que passaram aqui em nosso cantinho sequer por um minuto que o Papai do Céu deem a vocês um Natal cheio de alegria e realizações e um  2013 melhor ainda . Que as pessoas passem a ter maior consciência  em relação aos animais . Que  eles sejam mais bem tratados e menos judiados . Tenho certeza que 2013 tudo mudará com certeza, Muito obrigado de coração a todos João Batista


Blog rottweilerumcaopanheiro We would like to thank everyone who visited, tornaran up followers, those who sent comments sent photos of their rotts finally to everyone who came here in our little corner even for a minute that the Father of Heaven deem you a Christmas full of joy and achievement and an even better 2013. That people will be more aware in relation to animals. May they be treated better and less judiados. I'm sure that 2013 will change everything for sure, Thank you most sincerely all João Batista.






terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cães aprendem a dirigir na Nova Zelândia


Uma instituição que cuida de cães abandonados na Nova Zelândia está ensinando  animais a dirigir.
Brincadeira visa popularizar a adoção de cães abandonados (BBC)
Brincadeira visa popularizar a adoção de cães abandonados (BBC)
As aulas para os três cães, Monty, Ginny e Porter, fazem parte de uma campanha da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (SPCA) do país.
O objetivo da brincadeira é encontrar novos lares para cachorros abandonados, mostrando o quanto eles podem ser inteligentes.
O treinamento dos três começou em setembro, com movimentos simples, como sentar na posição para dirigir, apertar o acelerador e mudar a posição de um câmbio de brinquedo.
Depois de cinco semanas, o treinamento progrediu e eles começaram a se movimentar em um carrinho, ainda dentro do centro de treinamento.
Depois de sete semanas, eles finalmente entraram em um carro de verdade, modificado para que os cães alcançassem os pedais com as patas.
Eles ainda vão passar por uma prova final de direção que deve ocorrer na semana que vem e será transmitida pela TV.

Fonte de pesquisa :http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/12/121206_caes_carros_nova_zelandia_fn.shtml

Em Portugal senhor é atacado por dois rottweileres


Sátão: Dois rottweilers fogem de quinta onde estavam presos

"Pensei que ia ser comido pelos cães"

Manuel António Pina, 62 anos, não vai esquecer tão cedo o "terror e o pânico" que viveu no domingo à noite, ao ser atacado por dois cães de raça rottweiler, quando passava junto ao parque de estacionamento de um supermercado em Sátão.

Por:Luís Oliveira

Manuel António Pina mostra ao 'CM' os ferimentos provocados pelos dois cães perigosos

"Pensei que ia ser comido pelos dois cães, que não ia resistir à violência dos animais. Foi horrível", desabafou ontem a vítima.
O ataque dos animais de raça considerada perigosa só não provocou uma tragédia porque dois homens, de 22 e 45 anos, foram em defesa do transeunte – e também eles acabaram mordidos e assistidos no hospital de Viseu.
O ataque dos rottweilers, que por motivos desconhecidos fugiram da quinta do dono, ocorreu às 20h30. Manuel Pina deslocava-se a pé de Sátão para Muchós, localidade onde reside, quando, ao passar junto ao parque de estacionamento fora do recinto da superfície comercial, foi atacado. "Parece que estavam à minha espera. Saltaram-me os dois e caí ao chão. Durante quatro minutos morderam-me várias vezes", contou ontem a vítima, que gritou por socorro.
Minutos depois "vieram do hipermercado dois homens que tentaram afastá-los. E também foram mordidos", diz a vítima, mordida em várias partes do corpo, sobretudo nos membros superiores e inferiores. Os três feridos foram assistidos no hospital e receberam alta três horas depois. O jovem de 22 anos, residente em Coimbra, foi suturado com vários pontos nas pernas.


João Batista comenta; Este fato ocorreu em Portugal e mesmo que fosse aqui . o Senhor está errado????  Nunca quem tá errado é o dono dos cães que não muraram sua casa para evitar que os cães pulassem. Gente precisamos fazer nossas obrigações . Não adianta nada defendermos os cães se volta e meia acontece um acidente. Agora mais uma vez , em Portugal as leis são muito mais rígidas que aqui em relação aos animais principalmente aos considerados agressivos. Os  cães podem ser confinados e mortos. Esperamos que não aconteça mas . Quem tinha que ser punido , a gente bate nesta tecla direto é o dono que não tomou providências e não o cão . O que pensa é o homem, o cão tem instinto. 


Fonte de pesquisa :http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/pensei-que-ia-ser-comido-pelos-caes

sábado, 1 de dezembro de 2012

Mais um premio para nosso blog



Parabéns !!!
Seu site obteve o 14º lugar na edição de Novembro de 2012 do ranking de sites Top30 Brasil.
Site:
http://rottweilerumcaopanheiro.blogspot.com.br/
Colocação: 14ª
Categoria: Pessoal.
Mais uma vez agradecemos aos leitores , e seguidores por nos propiciar esse prêmio. Importante para nós não é o primeiro lugar e sim conseguir divulgar nosso trabalho. Mais uma vez Obrigado. Joao Batista adm do blog rottweilerumcaopanheiro 

Imagens mostram animais sendo agredidos em pet shop no Rio Cachorros recebem água no focinho e levam socos e pancadas na cabeça. Flagrante foi feito por um cinegrafista amador e mostrado no RJTV.


Imagens gravadas há cinco meses por uma testemunha mostram que animais eram maltratados no Pet Shop Quatro Patas, que fica na Rua Pernambuco, no Engenho de Dentro, no subúrbio do Rio. Segundo a testemunha, que ficou indignada com as agressões, os maus-tratos eram constantes e os animais gritavam de dor. Alguns saíam machucados e traumatizados com as pancadas que levavam.
Procurada pela equipe do RJTV, a dona do estabelecimento, Solange Barroso, se mostrou surpresa com as denúncias. Ela disse que nunca recebeu reclamações de maus-tratos.
Ela reconheceu o agressor dos animais como o próprio filho - Daniel, de 20 anos. No entanto, mesmo aparecendo nas imagens, ela negou que soubesse das agressões. Na falta de funcionários, ele chegou a trabalhar na loja alguns meses atrás. Atualmente, tem a função de levar e buscar os cachorros em casa.
"Isso não era do meu conhecimento. São coisas que acontecem no momento e que não dá para você controlar. É so isso que posso dizer. Pedir mil desculpas porque, realmente, eu não tenho nem o que dizer", contou Solange, que informou que ele será afastado do estabelecimento, conforme mostrou o Jornal Hoje.
Na gravação, há tapas, socos, xingamentos e objetos na cabeça dos animais. Água abundante no focinho a fim de afogar o animal, garrafadas. Além disso, patas e focinhos eram amarrados com objetos inadequados.
“Entendo que quando você leva um animal para fazer um determinado serviço, ele tem que ser feito e ter um prazer a mais, que é um carinho, entendeu? O animal tem sentimento. Já lá não era bem assim, já era água gelada, amarrava a boca e socos", revelou a testemunha.
O flagrante mostra que o cachorro está dentro do tanque e recebe o primeiro soco. Em seguida, o funcionário amarra com força o focinho do animal, dá tapas, empurrões e uma sequência de socos. O cachorro se acalma. Já dominado, recebe muita água no focinho, novos tapas e empurrões.






Fonte de pesquisa :http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/10/imagens-mostram-animais-sendo-agredidos-em-pet-shop-no-rio.html



Infelizmente somos obrigado a colocar um vídeo desse nível para as pessoas terem consciência do que está acontecendo com seus pets em lojas que se dizem Pet Shop  e você e nem suspeita. Em matéria postada aqui em nosso blog já faz um tempo , alertamos aos visitantes e leitores os problemas que podem ocorrer nessas casas. Não podemos generalizar , existem vários estabelecimentos sérios que tratam seu animais com todo respeito. Mais uma vez alertamos a todos que usam tais tipos de estabelecimentos. Obrigado João Batista